QUIROPRAXIA PARA CORREDORES - Saúde & Coluna

QUIROPRAXIA PARA CORREDORES

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13 de novembro de 2015
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QUIROPRAXIA PARA CORREDORES

paciente-medicina-antiaging

paciente-medicina-antiagingQuais são os problemas mais comuns nos corredores?

As lesões mais comuns em corredores são desde cãibras nas pernas,  dores nos joelhos e pés, lesões no quadril e coluna vertebral. A maioria são lesões relacionadas com sobrecarga nos tecidos por excesso de esforço durante as corridas,  fazendo com que ocorram lesões em músculos, tendões, ligamentos e fáscias, muitas vezes, por falta de uma musculatura fortalecida e de um calçado adequado. É muito importante a relação entre as estruturas biomecânicas internas (músculos e articulações) com o tipo de calçado usado para a prática.

Pense em um carro com um motor potente mas com pneus inadequados e sem um bom amortecimento. Como no carro, o nosso corpo precisa de amortecimento adequado e tração para absorver o impacto e transmitir impulso para a frente. Então, para uma boa prática, o atleta precisa de resistência musculotendinosa  e mobilidade articular  para uma execução plena desta atividade.

A estabilização do corpo, para muitos corredores, é um o ponto fraco. Com um tronco equilibrado e forte, torna-se mais fácil o  trabalho correto dos membros  inferiores (pernas e pés), ou seja, com a coluna vertebral estabilizada, músculos e ligamentos fortalecidos e alongados, as cargas e os impactos em que o atleta submete seus membros para executar o exercício, será estabilizada e devidamente distribuída garantindo uma prática  eficiente.

Então, como discutido acima, devemos sempre nos prevenir mantendo nossa coluna saudável, fortalecendo nossa musculatura seguindo um programa de treinamento e tempo de recuperação do corpo  para aliviar o stress e prevenir lesões futuras.

Quais são os benefícios da quiropraxia?

A quiropraxia  melhora a amplitude nos movimentos, corrigindo as subluxações vertebrais da coluna, para  que os movimentos sejam executados de forma eficiente,  aliviando as cargas mecânicas,estresse físico e facilitando a comunicação Corpo-Cérebro. Devemos lembrar que os desequilíbrios musculares ou restrições dos movimentos podem levar a um maior desgaste físico gerando em médio a  longo prazo, lesões na coluna vertebral.

Dicas

Inclua em sua rotina diária um programa de exercícios para fortalecimento e alongamento muscular , mantendo um  corpo estruturalmente fortalecido, alongado e ativo, você terá mais disposição, melhora na qualidade do sono, melhora na circulação linfática e venosa, mantem lubrificadas as articulações, minimizando os riscos de adquirir qualquer disfunção articular, lesões e etc.

Você pode incluir exercícios como Yoga, Pilates, Natação e etc. Lembrando-se sempre de executá-los com postura adequada para reduzir a tensão máxima do corpo, a fadiga e os desgastes.

Para os treinos de corrida, planeje um treinamento para ser capaz de correr longas distâncias respeitando seus limites, sem exageros e com consciência. Uma opção é criar um programa com  pequenas metas que irão aumentar ao longo do tempo até que seu objetivo seja atingido!

 

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