Skip to content

3 Dicas para cuidar da saúde do idoso

3 Dicas para cuidar da saúde do idoso

Hoje vamos falar sobre os idosos e 3 dicas importantes para cuidar da saúde deles.

Muitos praticam exercícios físicos, atualmente estão se mantendo antenados com as tecnologias e cheios de disposição para aprender novos conhecimentos e habilidades: mesmo depois de se aposentarem os idosos estão cada vez mais ativos. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)  mostram que a população está envelhecendo de forma rápida e intensa, e as pessoas acima dos 60 anos já representam mais de 14% da população total.

A expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos: para as mulheres, a idade média é de 79 anos, enquanto para os homens, 72. É um crescimento que indica melhorias nas condições de vida e saúde da população como um todo.

Essas mudanças trazem vários desafios. É preciso ter um equilíbrio entre o bem-estar e a independência desses idosos, não deixando de dar a atenção e o cuidado preciso à saúde. 

A grande maioria dos idosos são portadores de doenças ou disfunções orgânicas, principalmente em condições crônicas, o que não deve significar limitação ou mesmo restrição de sua participação social.

Abaixo três dicas bem importantes para cuidar da saúde e da coluna:

1. Acompanhamento médico regular e especializado

Quando a gente fala sobre qualidade de vida, ela não se restringe à saúde, mas, certamente, é um fator de grande importância para a população idosa. Acompanhamento médico regular e ao um quiropraxista, contribui e ajuda a prevenir possíveis doenças ou disfunções e tratar daquelas já diagnosticadas.

Depois dos 60 anos, o corpo passa por diversas mudanças. E faz parte desse acompanhamento integral ajudar o idoso a entender suas limitações e saber se adequar às novas necessidades que vão surgindo a cada fase. O Quiropraxista irá ajudar diretamente nas causas de qualquer dor e realizar os ajustes necessários 

2. Alimentação balanceada

Uma boa alimentação sempre será cuidado para todas as fases da vida. Além de prevenir doenças, melhora a disposição. Para a saúde do idoso, é ainda mais importante: o corpo mudou, os órgãos já não funcionam na mesma  performance de antes, o nível de água no organismo é menor, assim como muitos hormônios.

O ideal é fazer um acompanhamento a um nutricionista, entender as novas necessidades alimentares e as restrições que devem ser altamente respeitadas. 

3. Prática de atividades físicas

A prática regular de atividades físicas, pode melhorar a disposição do corpo para as ações cotidianas, pode também contribuir para a prevenção e tratamento de doenças. A prática de exercícios pode se tornar um momento de sociabilidade dos idosos com outras pessoas. Existem diversas atividades que podem ser escolhidas, as possibilidades são amplas. O ideal é escolher aquela que melhor se adeque à saúde de cada idoso, o acompanhamento médico e profissional é de extrema importância neste momento. 

Dentre os exercícios, os esportes são, quase sempre, os mais procurados: natação, hidroginástica, pilates, musculação, tênis.. Mas há, também, opções menos comuns que podem ser tão interessantes quanto, como dança, teatro e circo. Colocam o corpo em movimento e despertam as expressões artísticas.

Compartilhe este post

Leia mais:

Dor na coluna

Tipos de dores na coluna

Você conhece ou sabe as possíveis 5 dores mais comuns que qualquer pessoa pode sentir? Ou como tratá-las?
Neste artigo, estas questões são esclarecidas, assim como as melhores formas de tratamento não invasivas que permitem a cura.

Saúde da coluna

3 dicas para uma coluna saudável

Ter uma coluna saudável deve ser prioridade na vida de todos, afinal, a coluna vertebral é responsável pela maior parte do funcionamento corporal.
No artigo de hoje, explicaremos o tema e daremos 3 dicas de como manter a sua coluna saudável no dia a dia de forma simples sem mudar muito a sua rotina.

Outubro Rosa

Quiropraxia e Outubro Rosa

Outubro chegou e com ele a campanha internacional Outubro Rosa também. Mas você sabe o seu real significado e como combater o câncer de mama, que é tão falado nesta época do ano?
Neste artigo, explicamos a campanha e a doença, assim como o papel da Quiropraxia nesta luta que é mais que necessária.