Muita gente tem o hábito de estalar o pescoço, costuma até virar um hábito do dia a dia, hoje vamos falar sobre o perigo dessa prática e porque você não deve fazer isso. Na clínica é normal as pessoas perguntarem porque elas não podem estalar o pescoço se o Quiropraxista pode.

O QUE ACONTECE AO ESTALAR O PESCOÇO?

As articulações da coluna são envoltas por uma cápsula (cápsula articular).Na parte de dentro desta cápsula possui o líquido sinovial, responsável por “lubrificar” a articulação. Esse líquido é composto por alguns gases. Quando é realizado um movimento rápido na articulação, há uma diminuição da pressão dentro desta cápsula, fazendo com que o gás do líquido sinovial se torne menos solúvel resultando na formação de bolhas que ao estourarem geram o famoso barulho do estalo, conhecido como “CAVITAÇÃO ARTICULAR”.

OS PERIGOS DE SE AUTO ESTALAR

O presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia Roberto Bleir explica os perigos desse se auto estalar. “Geralmente a pessoa está buscando um alívio, uma tensão. O grande problema é que ela não sabe o que está fazendo com a articulação. Não sabe se está corrigindo o posicionamento da articulação ou criando um problema. É diferente de um quiropraxista. O profissional busca um ajustamento articular, um realinhamento dessas estruturas para que o corpo volte a funcionar da maneira adequada”.


Os especialistas apontam também que 25% dos casos de AVCs em pessoas menores de 40 anos acontecem por causa do estalo no pescoço. Acontece uma dissecção da artéria que leva sangue para o cérebro. A parede da artéria tem três camadas, quando uma delas se solta, ocorre a dissecção.


Certamente a recomendação é, não faça essa prática sozinho, procure sempre um especialista 


VEJA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

O QUE FAZ O QUIROPRAXISTA?

Durante o nosso dia a dia e em diversas situações nos encontramos com uma má postura, é comum sentir que ficar na mesa posição é mais confortável. Sem perceber, fazemos força da maneira errada, dormimos mal, deixamos de exercitar e praticamos apenas o sedentarismo. Com isso, as vértebras da  coluna vertebral Desalinham, pelos quiropraxistas é chamado de SUBLUXAÇÃO VERTEBRAL

O papel do quiropraxista é corrigir esses desalinhamentos, devolvendo assim a posição e o movimento normal para a vértebra que desalinhou e consequentemente retirar a sobrecarga das vértebras adjacentes.  Para a correção o quiropraxista, através da palpação, analisa a posição da vértebra subluxada e faz manobras com linhas de correção exatas para devolver o alinhamento e movimento normal a ela. Isso é muito diferente de simplesmente estalar o pescoço, onde não há correção alguma, podendo até mesmo agravar as subluxações existentes.

A QUIROPRAXIA PODE TRATAR TAMBÉM A TORCICOLO!

Se o torcicolo tem sido sua companhia a um bom tempo, a quiropraxia é um procedimento mais adequado para tratar e aliviar as dores de forma rápida e eficaz.

Além de não utilizar medicamentos, a quiropraxia irá tratar na fonte do problema. 

Em grande parte dos casos, o mau posicionamento nas articulações da coluna cervical, na região do pescoço, resulta em espasmos involuntários dos músculos.

O profissional de quiropraxista neste caso irá auxiliar a reposicionar essa região através do ajuste ideal para você.

Venha tirar suas dúvidas com  a nossa equipe, temos profissionais especializados e certificados.

Recommended Posts