Infelizmente, existem inúmeras doenças que podem surgir na região da coluna, e neste artigo uma das mais comuns é explicada, principalmente a sua forma de tratamento.
O que é Síndrome Facetária?
A Síndrome Facetária é uma condição comum que pode acontecer devido ao inchaço ou inflamação das articulações das juntas, que ficam entre as vértebras. Elas são responsáveis pela estabilidade e flexibilidade espinhais da coluna vertebral. Esta Síndrome normalmente acontece na parte das costas, podendo ter duas classificações: cervical e lombar.
Síndrome Facetária Cervical: a dor neste local piora de acordo com a extensão e a palpação local, ela também pode irradiar para os ombros.
Síndrome Facetária Lombar: a dor pode irradiar até região das coxas e piora com a extensão da coluna.
Ou seja, é uma dor nas facetas, responsáveis por conectar vértebras.
Quais são os sintomas da Síndrome Facetária?
O único sintoma que a Síndrome proporciona para identificação é a dor.
Apesar da intensidade dela poder variar devido à localização, todas as regiões afetadas pela inflamação ou inchaço das facetas sofrem algum tipo de dor, mas é irradiada, pois nunca acomete em apenas um lugar.
Como citado acima, a Síndrome localizada na cervical pode irradiar para os ombros, mas ela também pode causar dores de cabeça e restringir a amplitude de movimento, dificultando a rotação da cabeça.
Na parte torácica, região central das costas, a restrição de movimento é tanta que pode ser necessário mover o corpo inteiro só para o paciente poder olhar para a direita ou à esquerda.
Na região da lombar, além da dor irradiar para as coxas e nádegas, pode haver dificuldade de levantar da cadeira, por exemplo, e o problema pode fazer com que a pessoa ande curvada.
Causas
As causas para o surgimento da Síndrome Facetária dependem da região afetada.
A dor na região lombar pode ser causada pelo envelhecimento, onde os discos invertebrais e as articulações das facetas se desgastam devido aos anos de tensões e de atividades. Os discos invertebrais são feitos à base de água, as alterações causadas pela idade afetam a hidratação dos discos, assim sendo possível o surgimento de doenças como a Síndrome.
Já na cervical e na torácica, a possível causa pode envolver trauma, como acidentes envolvendo veículos de transporte.
Tratamentos
Os tratamentos podem ser divididos em dois momentos.
O primeiro é focado em trabalhar com o corpo de forma natural, visando a autocura. Já o segundo é com recomendação de um profissional qualificado, caso as dores sejam extremamente fortes, ocorre a introdução de medicamentos e cirurgia da coluna.
Quiropraxia como forma de tratamento
Como a Síndrome Facetária pode ser tratada com terapias não cirúrgicas, a Quiropraxia é a melhor opção e forma de tratamento.
A Quiro é capaz de tratar a doença sem qualquer uso de medicamento, utilizando técnicas naturais que irão realinhar a coluna vertebral. Neste caso, o realinhamento pode ser focado em correção postural para aliviar o estresse na região da lombar e cervical.
Além de melhorar a flexibilidade e movimentação corporal, permitindo que a coluna vertebral realize a sua função de movimentação da melhor maneira e colaborando para o alívio de dores.
Quiropraxia é o tratamento IDEAL para a SUA coluna!