A princípio Artrite e Artrose são doenças conhecidas, afinal, a artrose atinge 15 milhões de pessoas só no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Contudo, elas são bastante confundidas pelo fato de terem sintomas parecidos e afetarem os mesmos locais, mas são distintas, começando pela definição destas doenças.
Neste artigo, cada uma delas é explicada desde a sua causa até o tratamento ideal.
O que é Artrite?
Artrite é uma inflamação nas articulações (junção entre dois ou mais ossos) que gera sintomas, tais como: dor, deformação, vermelhidão, rigidez e limitação de movimentos.
As suas causas podem variar, mas costumam ser decorrentes de:
– Trauma no local, seja direto ou indireto;
– Infecção por bactéria ou vírus;
– Doença autoimune;
– Desgaste natural da articulação.
Ela pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade, porém é mais comum entre idosos de 60 anos.
Tipos de Artrite
Como é uma doença que pode acontecer em qualquer parte do corpo, existem vários tipos, mas as principais são:
1. Artrite Reumatóide
É crônica autoimune. O corpo produz anticorpos, que atacam as células saudáveis causando inflamação nas articulações, é mais comum nas mãos, pulsos, pés e joelhos. Ela também pode afetar olhos, pulmões, pele, coração e correntes sanguíneas.
Ocorre somente com pessoas geneticamente predispostas.
2. Artrite Séptica
É uma infecção causada por bactérias, pode acontecer após uma cirurgia. As articulações afetadas costumam ser no joelho e no quadril.
3. Artrite Psoriática ou Psoriásica
Atinge pessoas que têm a doença crônica Psoríase. Ocorre quando a pele se acumula e forma escamas e manchas secas que coçam.
4. Artrite Gotosa
É causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia, causando uma grande dor nas articulações.
5. Artrite Reativa ou Síndrome de Reiter
Ocorre durante ou depois de uma infecção bacteriana geral, ou gastrointestinal, o paciente pode melhorar em meses, mas ela pode voltar.
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado realizando uma avaliação física, exame de sangue, ressonância magnética, raio-x, tomografia, ultrassom e a artroscopia (exame específico para artrite).
Como tratar Artrite
A Artrite não tem cura. Existem tratamentos focados na recuperação da mobilidade das articulações e diminuição das dores.
Como existem vários tipos, cada um tem um tratamento específico, em que regularmente é recomendado: medicamentos, exercícios físicos, mudança na alimentação para alimentos anti-inflamatórios (peixe, frutos secos e ricos em Vitamina C entre outros) e métodos alternativos.
O que é Artrose (Osteoartrite)?
A Artrose é um tipo de Artrite, sendo que ela causa a degeneração e frouxidão da articulação.
Pessoas com menos de 40 anos não apresentam os sintomas, sendo eles: dor, inchaço, rigidez nas juntas e dificuldade de movimento.
A dor é mais comum nos joelhos, nas mãos, nos ombros, na coluna e no quadril.
As suas causas têm duas classificações:
– Causas primárias: a osteoartrite acontece naturalmente devido ao envelhecimento do paciente.
– Causas secundárias: acontece devido os distúrbios hormonais, tais como obesidade e diabetes, cirurgia na articulação, traumas repetitivos no local, formação anormal na articulação desde o nascimento.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com exames de raio-x e ressonância magnética.
Como tratar a Artrose?
É uma doença degenerativa crônica, ou seja, não tem cura.
O tratamento é feito na base de medicamentos, reeducação alimentar (principalmente para combater a obesidade), exercícios para correção postural e retardamento da degeneração.
Em casos mais graves a cirurgia é recomendada.
Diferença entre Artrite e Artrose (Osteoartrite)
As duas doenças já foram explicadas, deixando claro a diferenciação. A Artrite é uma inflamação, já a Artrose é uma degeneração e ambas ocorrem nas articulações.
É notável que a osteoartrite é uma evolução da artrite, sendo mais complexa de tratar.
Quiropraxia para ambas
O papel da Quiropraxia nas duas doenças é melhorar os movimentos dos membros afetados sendo em força ou amplitude, o fortalecimento da estrutura ao redor das articulações e diminuição das dores.
Portanto, o tempo de tratamento varia conforme a intensidade e estado dos problemas. Além disso, o principal objetivo é proporcionar uma qualidade de vida melhor, sendo possível a realização de atividades diárias livres de desconfortos!