Durante o processo de gestação é comum as pessoas pensarem que a grávida não pode fazer nada e tem que evitar movimentos bruscos, até mesmo algumas gestantes pensam assim. 

É claro que tem casos e casos, o ideal é que a gestante esteja sempre em acompanhamento médico para entender quais são as suas limitações.

Se for uma gravidez tranquila, sem risco, atividades físicas e cotidianas são liberadas e também a Quiropraxia.

Quiropraxia na gravidez


A Quiropraxia é uma alternativa para corrigir pequenos desalinhamentos e bloqueios vertebrais. Com manobras feitas com as mãos, o quiroprata faz ajustes nas vértebras e nos ligamentos e essa técnica é uma ótima aliada para aliviar as dores da gestante.

Principais benefícios da Quiropraxia na gestação

  • Prepara o corpo para o parto
    Com realinhamento da coluna vertebral e da pelve, há um equilíbrio dos músculos e ligamentos pélvicos, reduzindo a torção para o útero, o que resulta em maiores chances da posição fetal ideal ao parto normal.
  • Diminui a ansiedade e o estresse
    Devido ao realinhamento da coluna, relaxamento e equilíbrio dos músculos, a quiropraxia impacta diretamente na diminuição da ansiedade e estresse. Auxiliando a nova mamãe a se reconectar consigo mesma.
  • Reduz dores musculares e enjoos
    Devido às mudanças no corpo da mulher para gerar o bebê é normal que apareçam algumas dores pelo corpo, principalmente na região lombar e não podemos esquecer dos enjoos. Os ajustes das técnicas usadas na quiropraxia, o corpo passa a funcionar de forma mais equilibrada, o que ajuda nessas dores no controle dos enjoos
  • Melhora a circulação sanguínea
    As técnicas de quiropraxia auxiliam na circulação sanguínea e, consequentemente, no fluxo de líquidos pelo organismo, fazendo com que o inchaço, principalmente nas pernas e nos pés, sejam reduzidos.

Contra indicações

Apesar da quiropraxia oferecer muitos benefícios durante a gestação, a prática não é indicada nos 3 primeiros meses, pois há risco de aborto espotâneo neste período em qualquer tipo de gravidez.

A Quiropraxia também não é indicada para grávidas com complicações, frouxidão, osteoporose ou histórico de AVC.

De qualquer maneira, o ideal é consultar o (a) médico (a) e um (a) quiropraxista para avaliar cada caso.

Quiropraxia no pós-parto

A continuidade das sessões de Quiropraxia depois do parto aumenta a imunidade e reduz incômodos na recente mãe.

Após o nascimento do bebê, ele passa do útero para os braços da mamãe, então é normal que ela sinta dores nas costas e adquira uma postura incorreta e a quiro irá ajudar que esses fatores não se desenvolvam causando malefícios.

Conclusão

Neste artigo ficamos por dentro mais um monte de benefícios que a Quiropraxia pode trazer, até mesmo para as grávidas. 

Mas não se esqueça, cada gravidez e gestante tem suas peculiaridades, então o correto é sempre consultar uma opinião médica antes de executar qualquer procedimento ou nova atividade.

______

Leia também

Planejando um ano mais saudável!

Boa postura corporal e qualidade de vida andam juntas

Recommended Posts