Skip to content

Como sua alimentação pode influenciar na saúde da sua coluna

Como sua alimentação pode influenciar na saúde da sua coluna

Alimentação é um fator extremamente importante para a sua saúde. A ingestão de alimentos corretos contribui para o bom funcionamento do nosso corpo e a nutrição dos nossos ligamentos e articulações.

Além disso tempos o fator do peso corporal, uma vez que a boa alimentação ajuda a evitar a obesidade, e consequentemente uma sobrecarga à Coluna Vertebral.

 

Você sabia que a sua postura influência na absorção dos nutrientes pelo seu corpo?

 

Sim!! A postura é fundamental para seus órgãos trabalharem bem! De nada adianta caprichar na escolha dos alimentos corretos com uma dieta rica em alimentos naturais, se o estômago está “espremido entre as costelas”, o intestino “amassado pelo tronco”, as veias obstruídas por “vértebras mal empilhadas”, impedindo a circulação dos nutrientes adquiridos na alimentação. Os órgãos precisam de espaço, algo meio difícil em um corpo curvado com ossos tortos, concorda?

Viu como as coisas estão todas ligadas? E o nosso corpo é um conjunto todo, e não apenas funcionalidades individuais.

Pessoas com desvios posturais encontram dificuldades para inflar totalmente os pulmões, comprometendo a respiração pela falta de espaço. Muitas outras patologias também podem ser decorrentes de uma coluna mal posicionada e que acaba enfraquecendo todo o organismo do indivíduo.

 

O que acontece na obesidade?

Estar acima do peso significa adicionar um peso a mais sobre a coluna, implicando em problemas de dores nas costas que podem evoluir e se tornar doenças mais sérias.

Um estudo publicado no periódico Arthritis & Rheumatism ajuda a comprovar essa relação: adultos que estão acima do peso ou com obesidade são significantemente mais propensos a sofrerem com degeneração do disco intervertebral da coluna lombar do que aqueles com peso normal.

Para chegar à conclusão, pesquisadores da University of Hong Kong, na China, recrutaram 2.599 participantes, 1.040 homens e 1.559 mulheres com média de idade de 42 anos, e os observaram entre 2001 e 2009. O recrutamento aconteceu independentemente de o voluntário ter ou não dores nas costas. Todos passaram por avaliações radiográficas e clínicas, além de serem submetidos a ressonâncias magnéticas da espinha lombar.

Ao encerrar o período de estudo, 73% dos participantes apresentaram degeneração discal, sendo que os homens, com 76%, mostraram sofrer mais desse mal do que as mulheres, com 71%. A idade também foi um fator de risco – quanto mais velho, maiores as chances de ter essa degeneração. Em relação à massa corpórea dos participantes, 7% estavam abaixo do peso, 48% na faixa de peso normal, 36% com sobrepeso e 9% com obesidade.

Ter cuidado com a alimentação é de extrema importância para evitar a obesidade e assim problemas mais graves na Coluna Vertebral.

 

Dicas para se alimentar bem:

Vale lembrar que cada pessoa tem um comportamento diferente do organismo, e cabe a um nutricionista avaliar a melhor dieta para se manter saudável e evitar o sobrepeso e a obesidade. Mas separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Diferente das dietas malucas, proibir alimentos ou comer menos não é a solução. E sim permitir que você faça as melhores escolhas de forma consciente e com liberdade, considerando sempre os seus gostos e cultura.

A nossa alimentação deve ser baseada em alimentos frescos e verdadeiros: frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, ovos, carne, peixe, frango, leite, castanhas, entre outras opções.

Esse grupo de alimentos é o que conversa melhor com o nosso corpo, pois trazem consigo diversos nutrientes que o metabolismo tanto precisa para funcionar da melhor maneira possível. Foi comprovado que uma alimentação regular baseada em alimentos frescos e caseiros é a melhor prevenção para obesidade.

 

Dessa forma, cozinhar mais também é uma boa pedida para prevenir a obesidade. Pode melhorar seu relacionamento com os alimentos, além de permitir que você saiba todos os ingredientes que irão compor a sua refeição.

O tempero caseiro é uma festa para o nosso paladar. Além dos queridinhos alho e cebola, experimente usar manjericão, salsa, cebolinha, louro, coentro, hortelã, tomilho, sálvia, orégano, alecrim, alho poró.

 

Já sofre com problemas na coluna? Podemos te ajudar!

 

Se você já sofre com dores mais fortes procure imediatamente o seu quiropraxista ou fisioterapeuta, que após uma avaliação inicial será passado um diagnóstico e elaborado um plano de tratamento para a sua coluna.

A Quiropraxia é completamente segura e altamente efetiva para tratamentos na coluna vertebral.

A Saúde&Coluna conta com time de especialistas em tratamento da coluna vertebral e tem como objetivo melhorar a saúde, gerando bem-estar e qualidade de vida, através da Quiropraxia.

Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.

Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.

 

Compartilhe este post

Leia mais:

Dor na coluna

Tipos de dores na coluna

Você conhece ou sabe as possíveis 5 dores mais comuns que qualquer pessoa pode sentir? Ou como tratá-las?
Neste artigo, estas questões são esclarecidas, assim como as melhores formas de tratamento não invasivas que permitem a cura.

Saúde da coluna

3 dicas para uma coluna saudável

Ter uma coluna saudável deve ser prioridade na vida de todos, afinal, a coluna vertebral é responsável pela maior parte do funcionamento corporal.
No artigo de hoje, explicaremos o tema e daremos 3 dicas de como manter a sua coluna saudável no dia a dia de forma simples sem mudar muito a sua rotina.

Outubro Rosa

Quiropraxia e Outubro Rosa

Outubro chegou e com ele a campanha internacional Outubro Rosa também. Mas você sabe o seu real significado e como combater o câncer de mama, que é tão falado nesta época do ano?
Neste artigo, explicamos a campanha e a doença, assim como o papel da Quiropraxia nesta luta que é mais que necessária.