Cuidados com a Postura

Cuidados com a Postura
Avalie

Qual postura você gostaria de ter?

Ter boa postura é de suma importância para a saúde e bem-estar do corpo humano. A postura é reflexo da saúde da Coluna Vertebral. Sua estrutura e função estão diretamente relacionadas, e podem ter um resultado positivo ou negativo para a sua saúde.

Uma boa postura está geralmente relacionada com uma pessoa que expressa felicidade, saúde e vitalidade. Nem sempre má postura está relacionada com depressão, tristeza, frustração, doença ou degeneração, mas está relacionado, na maioria dos casos com enfermidades na Coluna Vertebral?

Das posturas abaixo, em qual você se encaixa?

 

É muito comum passarmos muitas horas sentados na frente de um computador, seja trabalhando ou estudando, ou de pé, devido a certos trabalhos, e isso faz com que a coluna nunca fique reta.

Uma postura ruim pode trazer consequências muito negativas para a coluna, e consequentemente para todo o funcionamento do seu corpo. Manter a postura da coluna é vital para cuidar da saúde das costas e evitar dores ou problemas mais sérios.

 

Por que é importante manter uma boa postura?

 

A coluna é sustentação do nosso corpo, e não cuidar dela, mantendo uma boa postura, pode trazer consequências graves.

A má postura é cada vez mais “normal” devido à rotina que podemos ter, e junto a isso podem vir fatores como sobrepeso, sedentarismo e o uso indevido de celulares, tablets ou notbooks.

Só para você ter uma ideia, o simples abaixar a cabeça para checar aquela mensagem no WhatsApp, faz com que o corpo se incline para frente e a coluna se encurve.

 

Como melhorar a postura?

Separamos um guia básico de postura, com passos simples que para facilitar a sua vida e complementar o cuidado com a sua Coluna Vertebral.

 

– Na sua casa:

Evite dobrar a coluna quando realizar os trabalhos de casa, tais como: limpar o piso, passar ferro, cozinhar ou levantar objetos pesados. Sempre dobrar os joelhos e manter a coluna ereta vai fazer muito bem para a sua coluna.

 

– Ao dirigir:

Ao entrar no carro, abra a porta, sente-se primeiro e depois introduza as pernas juntas. Mover o assento para perto da direção e utilizar um apoio na zona lombar para promover conforto. O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista se mantenham em leve flexão. A cada 45 minutos dirigindo, para por 5 minutos para caminhar e fazer alongamento.

 

– O monitor do computador:

Mantenha os calcanhares no chão ou em uma rampa de apoio. Os joelhos devem ficar a 90 graus. Mantenha sempre os cotovelos apoiados. O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar. Evite dobrar-se. Apoiar a zona lombar com um apoio e ter um descanso de 30 segundos a cada 15 minutos, fazendo alongamentos e tomando água.

 

– Uso de mochilas:

Nunca carregue sua mochila com mais de 10% do seu peso corporal. Esse é o limite que a sua coluna pode sustentar sem causar problemas.

Prefira mochilas de duas alças e sempre mantenha a mochila o mais próximo e mais perto dos ombros possível. Nunca estudar dobrado ou deitado.

Temos um arquivo completo falando do uso de Mochilas. Clique aqui para ir direto para a página e ler.

 

– Mantenha um bom suporte para suas costas:

Evite bancos sem encostos e sempre apoie a coluna. Nunca utilize carteira, papéis ou documentos no bolso de trás, pois esta é uma causa muito comum de problemas graves na Coluna Vertebral.

 

– Ao dormir:

Passamos em média 1/3 de nossa vida deitados na cama. Por esse motivo, ter uma boa postura ao dormir é essencial.

Sempre durma de lado, com um travesseiro entre as pernas ou de barriga para cima. Nunca durma de barriga para baixo. Lembre-se de manter a coluna cervical em posição neutra, apoiando-a com um travesseiro e um colchão adequado.

 

– Ao praticar exercícios:

Caminhar com a passada larga é um exercício muito benéfico. Realizar diariamente, por 30 minutos, beneficia a todos os sistemas do corpo. Também temos a Natação, Pilates e Musculação como ótimos aliados da coluna. Clique aqui para ler uma matéria onde falamos de esportes para a Coluna Vertebral.

 

E aí, gostaram das dicas? Vai tentar manter uma postura melhor a partir de agora? Lembre-se sempre da importância da sua Coluna e de manter ela saudável.

Se já estiver sofrendo com dores ou algum problema nas costas mande uma mensagem para a gente que podemos te ajudar.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + cinco =

Main menu
Top