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Dica de postura para trabalhar
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Pelo menos 8 a cada 10 pessoas sofre com dores nas costas. Você sabia? Sabia também que boa parte dessas pessoas sente dor devido a problemas causados no trabalho?

Quando falamos de dores nas costas no trabalho, o que mais pode sobrecarrega-las são as horas extras, falta de musculatura no abdômen, obesidade, estresse, falta de alongamentos, e os mobiliários do espaço em que trabalha. Nosso corpo sofre muito com a agitação da rotina, onde normalmente se fica horas sentado, o que acaba enfraquecendo a musculatura.

Se você trabalha muito tempo em uma mesma posição, seja sentado ou de pé, a causa das dores pode ser o excesso de tempo na mesma posição, resultando em uma sobrecarga da coluna.

Com algumas práticas as dores na coluna causadas no trabalho podem ser evitadas. Confira abaixo:

 

5 dicas para evitar a dor nas costas no trabalho

# DICA 01 – Se movimente

Se você trabalha sentado, levante da cadeira de hora em hora. Fazer isso pode impedir que você limite seus movimentos no futuro devido às dores na coluna.

O simples hábito de buscar uma água ou um café já conta como se movimentar. Alguns poucos minutos de pé já contam para evitar dores.

Se você trabalha de pé, faça pequenas pausas para descansar e também se alongar.

 

# DICA 02 –  Se alongue

Assim como se levantar para “esticar as pernas” um pouco, o alongamento é muito importante no combate às dores nas costas.

Os alongamentos devem ser feitos de 1 a 2 vezes no dia. Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea, combatendo a fadiga muscular e o cansaço. Podem ser realizados de pé ou sentado, e devem durar pelo menos 5 minutos, com cada alongamento numa duração de 30 segundos a 1 minuto.

Alongue bem a cabeça e as costas.

 

# DICA 03 – Observe sua cadeira e altura do computador

Uma cadeira que não é adequada pode contribuir, e muito, para as dores nas costas. Estar atendo a cadeira que você utiliza é muito importante, afinal, você vai passar boa parte do seu dia nela.

Em uma cadeira ideal você vai conseguir estar com os dois pés bem apoiados no chão, com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º. Algo bem simples, não é mesmo? Mas que pode trazer enormes mudanças.

Esteja atento ao assento e ao encosto também. É necessário que sejam bem firmes e confortáveis.

Para o monitor, seus olhos precisam estar na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça.

Se você fica com a cabeça inclinada de alguma forma, reveja a posição do seu monitor, pois depois de algum período você começará a sentir um desconforto.

 

# DICA 04 – Faça exercícios físicos

Fazer exercícios são fundamentais, para fortalecer os músculos e evitar as dores na coluna.

Exercícios vão garantir músculos mais fortes e consequentemente mais sustentação para a coluna vertebral, evitando assim, sobrecarga na região e consequentemente dores.

 

# DICA  05 – Procure um Quiropraxista

O Quiropraxista é o profissional que melhor pode dar um diagnóstico de como está o estado de saúde da sua coluna, e assim, se tiver algum problema já corrigir antes que se torne algo grave. O grande problema é que os desgastes e degenerações na Coluna Vertebral avançam na maioria das vezes de forma silenciosa, sem você ao menos perceber.

 

Alongamentos para se fazer no trabalho:

1) De pé e com as pernas juntas e alinhadas, incline o corpo para frente até tocar com as mãos nos pés – ou o máximo que você puder. Fique, pelo menos, 30 segundos nessa posição, trabalhando também a respiração profundamente;

 

2) Sem sair da cadeira, estique os dois braços para cima, junte as mãos e estique o tronco até onde conseguir. Faça isso durante 30 segundos;

 

3) Ainda na cadeira, estique o braço direito para o lado esquerdo, na frente do colo, e segure-o com o braço esquerdo, fazendo uma leve força e movendo o tronco para a mesma direção. Faça isso com os dois braços, dedicando 30 segundos para cada lado;

 

4) Mova o pescoço para a direita e depois para a esquerda. Em seguida, incline a cabeça para ambos os lados e, por último, em movimentos circulares e lentos. Para cada exercício, dedique 30 segundos.

 

A ideia é que, depois dessa sequência, as dores aliviem e a sua coluna fique mais relaxada. Além dos exercícios, lembre-se de manter uma boa postura na cadeira do escritório para preservar a região.

 

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