Exercícios para melhorar as dores nas costas

Conheça os problemas que uma mochila pesada pode causar
3 de abril de 2019
Importância da Quiropraxia
10 de abril de 2019
Mostrar todos

Exercícios para melhorar as dores nas costas

Exercícios para melhorar as dores nas costas
Avalie

Exercícios para melhorar as dores nas costas

Você sabia que a cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longa da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)? A cada dia que passa estamos mais sedentários, acomodados e com dores nas costas.

Com a correria do dia a dia nem sempre é possível que a gente tenha bons hábitos, como a prática de exercícios físicos, por exemplo. Não percebemos nem que a nossa postura está errada e que a má postura pode nos trazer problemas sérios no futuro.

Se dedicássemos pelo menos uma hora por dia para fazer exercícios, seja em uma academia, ao ar livre, ou ainda que fossem alongamentos que pudessem corrigir ou amenizar danos na coluna, já faria uma grande diferença para melhora da qualidade de vida.

 

E por que exercícios são tão importantes?

Só para você entender a importância de cuidar da sua coluna, vou citar alguns pontos importantes da sua coluna vertebral.

A coluna tem funções de:

– Proteger a medula espinhal e nervos espinhais: por isso as dores são fortes e intensas nessa região além de poder ser refletida em outros membros;

– Promover flexibilidade para o corpo: a coluna pode se mover para frente, para trás e para os lados além de fazer uma rotação sobre seu eixo;

– Serve como ponto de fixação: costelas, cintura pélvica e os músculos dorsais;

– Auxilia na postura, locomoção e amortecimento;

Uma coluna saudável tem curvaturas, que servem para dissipar as pressões, e os discos que ficam entre as vértebras servem para amortecer.

A parte que mais tem pressão, por exemplo, é a parte lombar, por ter mais movimentação. Coincidência ser uma região onde é comum as pessoas terem mais dores? Não.

O que segura toda a estrutura da coluna na posição correta são os músculos, por isso a importância de exercícios para o fortalecimento de toda essa região, evitando desvios posturais e lesões.

 

Quais são os benefícios para minha coluna ao fazer exercícios físicos?

Começa com a capacidade de nutrir estruturas da espinha. Quando movimentamos a região, há um aumento da perfusão sanguínea, e com isso os discos que separam uma vertebra da outra recebem os elementos necessários para manter sua firmeza.

A musculatura que suporta a coluna também fica mais forte, e com isso toda a estrutura estará mais protegida e resistente a traumas.

Todos podem e devem fortalecer a musculatura da coluna. Exercícios podem agir de forma preventiva e curativa contra doenças da coluna.

 

Mas quais exercícios são mais adequados para a coluna vertebral?

O mais importante é ter frequência e acompanhamento profissional ao se praticar qualquer exercício físico.

Quando não fazemos exercícios regularmente, sempre que aumentamos a carga de atividade subitamente ficamos com o corpo dolorido. Por isso a importância das atividades serem regulares.

Se você não tem tempo ou não gosta de academias ou esportes, comece com pelo menos uma caminhada, mesmo que curta e com distâncias pequenas, com 30 minutos ou mais ou menos 3km. Vá aumentando gradativamente a cada semana, aumentando suas metas e deixando que seu corpo acostume com essa rotina.

Nossos quiropraxistas prepararam uma lista com os melhores exercícios para ajudar a sua coluna:

Natação:

a natação é altamente adequada, principalmente por ser um esporte completo, uma vez que alonga o corpo, tonifica os músculos, trabalha a respiração e desestressa. Todos esses benefícios contribuem para que você não tenha dores nas costas.

A natação leva vantagem também porque você fica flutuando na água, quase anulando a ação da gravidade e, com isso, a pressão na coluna.

Nadar é realmente um dos melhores exercícios para a coluna, trabalhando tanto a musculatura superior como a musculatura inferior como a musculatura lombar, abdominal, entre outros.

 

Musculação:

a musculação é uma modalidade muito boa pois você consegue trabalhar todos os músculos do corpo, e desenvolver partes essenciais, como abdômen, costas e quadris), que são responsáveis pela sustentação da coluna.

A musculação contribui para:

– Tonificar os músculos, beneficiando o condicionamento físico e fortalecimento muscular;

– Prevenção de lesões;

– Melhora da postura e a boa aparência física

– Proporciona o ganho de massa muscular;

– Ajuda a melhorar a coluna e rejuvenesce.

 

Pilates:

um dos princípios do Pilates é alinhar a coluna e fortificar o arcabouço que a sustenta, trabalhando resistência e equilíbrio, em especial do tronco e das pernas.

O importante aqui é buscar professores capacitados e preparados, porque exercícios mal executados podem resultar em lesões.

Além dos exercícios é importante alongar também. Alongamentos nada mais são do que exercícios físicos que têm o objetivo de preservar e aperfeiçoar a flexibilidade muscular. Praticar o alongamento diariamente favorece o estiramento das fibras musculares.

Todo esse processo acontece por conta da temperatura dos músculos. Ou seja, quanto mais você alonga determinada parte do corpo, maior é o fluxo de articulação e, consequentemente, melhor é a sua flexibilidade.

 

O que de fato importa

Lembre-se que qualquer modalidade de esporte que você escolher é necessário ter um acompanhamento profissional, para evitar que sua coluna sofra danos por alguma execução inadequada de algum exercício. Lembre-se sempre de:

– Ter constância, mantendo uma rotina de exercícios regular.

– Ter Cuidado com a intensidade, para manter sua coluna saudável. Evolua sempre, mas sem pressa.

– Se conheça e conheça seus limites.

– Mantenha sempre uma boa postura ao praticar qualquer atividade física.

 

Se movimente, movimente sua coluna

Sentir dores na coluna, se não forem muito fortes, não é razão para pausar as atividades físicas. Pelo contrário: fazer exercícios é mais uma motivação para que o sedentarismo não afete a qualidade de vida daqueles que sofrem com seus sintomas.

Lembre-se: é de extrema importância manter sua coluna em movimento. Ela foi feita para isso!

Dores na coluna são quase inevitáveis para a maioria das pessoas, então, o melhor a fazer é tomar precauções, como manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente, o que vai proporcionar um melhor condicionamento fazendo com que as dores nas costas diminuam seus efeitos.

Também é importante lembrar que cada caso é um caso, e se você estiver sofrendo com alguma dor muito forte na coluna, por exemplo, é necessário procurar um especialista em Coluna Vertebral, que vai poder identificar se há complicações maiores.

A Saude&Coluna conta com time de especialistas em tratamento da coluna vertebral e tem como objetivo melhorar a saúde, gerando bem-estar e qualidade de vida, através da Quiropraxia.

Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.

Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.

 

[Clique aqui para enviar uma mensagem pelo WhatsApp]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =

Main menu
Top