fbpx

Importância da alimentação para uma coluna saudável

Como funciona o tratamento da Quiropraxia?
18 de setembro de 2019
Outubro Rosa – Importância de se cuidar em todos os meses!
2 de outubro de 2019
Mostrar todos
Importância da alimentação para uma coluna saudável
Avalie

Para o nosso organismo funcionar bem precisamos diariamente de vitaminas e minerais. Através de uma boa alimentação podemos ter esse resultado.

Uma alimentação saudável ajuda o corpo e a mente. Uma pessoa que se alimenta corretamente tem mais disposição para fazer atividades físicas e tem sua autoestima melhorada, por exemplo.

Quando nos alimentamos mal, existem uma série de doenças que podemos adquirir, dentre elas: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais, além do envelhecimento precoce, depressão, estresse, ansiedade e insônia.

Tudo isso apenas com uma alimentação ruim.

 

Alimentação e Coluna

Não se alimentar bem pode levar à obesidade, que é pode ser uma das causas de problemas na coluna.

Quando estamos acima do peso, e temos uma “barriguinha saliente”, o centro de gravidade da coluna muda, se deslocando para a frente, por exemplo, e fazendo a estrutura corporal desequilibrar. Isso causa dores na coluna.

Estar acima do peso significa também ter alguns movimentos limitados, dificultando até mesmo praticar exercícios. Isso pode levar ao desgaste do disco vertebral e causar hérnia de disco.

A obesidade, uma vez que muda a gravidade da coluna, nos deixa mais curvados, com a postura ruim. A postura é fundamental para os órgãos trabalharem bem! Uma coluna curvada pode diminuir o espaço entre os órgãos, impedindo a circulação dos nutrientes adquiridos na alimentação. Os órgãos precisam de espaço, algo meio difícil em um corpo curvado com ossos tortos, concorda?

Viu como as coisas estão todas ligadas? E o nosso corpo é um conjunto todo, e não apenas funcionalidades individuais.

Pessoas com desvios posturais encontram dificuldades para inflar totalmente os pulmões, comprometendo a respiração pela falta de espaço. Muitas outras patologias também podem ser decorrentes de uma coluna mal posicionada e que acaba enfraquecendo todo o organismo do indivíduo.

 

Dicas para se alimentar bem:

Vale lembrar que cada pessoa tem um comportamento diferente do organismo, e cabe a um nutricionista avaliar a melhor dieta para se manter saudável e evitar o sobrepeso e a obesidade. Mas separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Diferente das dietas malucas, proibir alimentos ou comer menos não é a solução. E sim permitir que você faça as melhores escolhas de forma consciente e com liberdade, considerando sempre os seus gostos e cultura.

A nossa alimentação deve ser baseada em alimentos frescos e verdadeiros: frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, ovos, carne, peixe, frango, leite, castanhas, entre outras opções.

Esse grupo de alimentos é o que conversa melhor com o nosso corpo, pois trazem consigo diversos nutrientes que o metabolismo tanto precisa para funcionar da melhor maneira possível. Foi comprovado que uma alimentação regular baseada em alimentos frescos e caseiros é a melhor prevenção para obesidade.

 

Dessa forma, cozinhar mais também é uma boa pedida para prevenir a obesidade. Pode melhorar seu relacionamento com os alimentos, além de permitir que você saiba todos os ingredientes que irão compor a sua refeição.

O tempero caseiro é uma festa para o nosso paladar. Além dos queridinhos alho e cebola, experimente usar manjericão, salsa, cebolinha, louro, coentro, hortelã, tomilho, sálvia, orégano, alecrim, alho poró.

 

Já sofre com problemas na coluna? Podemos te ajudar!

 

Se você já sofre com dores mais fortes procure imediatamente o seu quiropraxista ou fisioterapeuta, que após uma avaliação inicial será passado um diagnóstico e elaborado um plano de tratamento para a sua coluna.

A Quiropraxia é completamente segura e altamente efetiva para tratamentos na coluna vertebral.

A Saúde&Coluna conta com time de especialistas em tratamento da coluna vertebral e tem como objetivo melhorar a saúde, gerando bem-estar e qualidade de vida, através da Quiropraxia.

Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.

Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

Main menu
Top