fbpx

O cuidado com a sua coluna deve ser diário!

O cuidado com a sua coluna deve ser diário!
Avalie

Como está a saúde da sua coluna nesta quarentena? Para alguns, essa pergunta seria estranha, mas a cada dia aumenta o número de brasileiros que relatam sofrer de dores na coluna vertebral.

Mas sabia que é possível evitar uma série de problemas com atitudes simples, como por exemplo, visitar com regularidade um quiropraxista? Se você está no grupo de pessoas que já sentem certo incômodo, não espere piorar para agendar uma consulta. A Quiropraxia pode ser uma grande aliada de prevenção. Na matéria de hoje, vamos falar sobre a importância de cuidar da coluna, todos os dias.

Devido a pandemia que nos pegou de surpresa, o modo de trabalho precisou ser reinventado. A muito tempo o trabalho remoto já funcionava para diversas empresas, principalmente microempresas. Trabalhar de home office, não é uma grande invenção feita em 2020 há um bom tempo que esse formato existe. A Pandemia potencializou e popularizou este modo de seguir suas tarefas sem sair de casa. Certamente, com mais pessoas em casa trabalhando sem muita disciplina, provando deste novo terreno chamado home office, os resultados de saúde podem não ser tão bons. Todos estão tão focados em se proteger do vírus lá fora, que dentro de casa se esquecem de outros campos que impactam a saúde.

Como a alimentação, ausência de vitamina D, falta de exercício e má postura. Sem contar que todos esses fatores, podem tornar o corpo mais suscetível ao vírus denominado COVID-19.

E como a gente está falando de coluna, vamos entender um pouco sobre como cuidar da sua coluna diariamente. Existem diversos hábitos presentes no nosso dia a dia que podem prejudicar a nossa coluna, a forma de sentar e levantar é um exemplo.
Ficar horas em pé ou sentado, levantar da cama de forma equivocada, ficar utilizando o celular e computador com má postura prejudicam diretamente sua coluna. Essas hábitos, em sua maioria, são cometidos de forma automática.

Existe um dado muito famoso da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que, 80% da população mundial teve ou terá dor na coluna vertebral pelo menos em algum momento da vida

 

PRINCIPAIS CAUSAS DE DORES NA COLUNA

Dispositivos eletrônicos 

 

O uso de dispositivos eletrônicos durante um longo período, é um dos fatores muito comuns hoje em dia. Sem perceber, entramos no mundo digital e passamos horas ali, frizado em conteúdos legais. De repente, percebemos que a postura está toda atrapalhada. Em caso de notebooks, use sempre um suporte específico. Ajuste de um modo que ele fique a altura dos seus olho, evitando usar no colo. Muita gente costuma se apegar e ficar muito fixado no notebook. Uma boa dica é investir em um mouse + teclado sem fio, desta forma, você pode posicionar o dispositivo em uma boa altura e com uma distância necessária, e usar o teclado e mouse para trabalhar. Assim, você não tem mais a desculpa que precisa usar o notebook no seu colo. Para o telefone, a altura também deve ser bem considerada, preste muita atenção no seu pescoço e na inclinação da cabeça, sem forçar para frente e para baixo.

Sofás e camas inadequados

Quanto mais macio o sofá, mais convidativo ele é para os dias de folga, porém podem ser prejudiciais a cervical e a sua lombar. Camas muito moles, também se aplicam. Além de procurar assentos mais firmes, tenha em mente, não é ideal passar muito tempo neles.

E trabalhar no sofá, pode? Nem pensar! Essas posturas são péssimas. Até é possível sentar no sofá e trabalhar, mas isso requer um suporte de acessórios que é muito difícil alguém ter em casa. Uma mesa é o ambiente mais adequado.

 

Ausência de atividades físicas

É natural que, nem todo mundo gosta de praticar exercícios físicos. Mas, sabe aqueles remédios ruins de tomar, lembra do terror que era a dipirona na infância? Mas era preciso né? Os exercícios físicos, podem ser encarados da mesma forma, mesmo que você ache a pior coisa do mundo, entenda que são necessários para uma vida mais saudável e livre de problemas.

Se você não quer participar de jeito nenhum, pelo menos alongue-se diariamente, faça pausas durante o trabalho e aproveite o momento para descansar e relaxar. Existem alguns exercícios específicos para a coluna, que ajudam a fortalecer e minimizar dores.

Com o isolamento social, o aumento de orientações para exercícios em casa, foi gigante. Com apenas dois cliques, você descobre na internet, uma série de exercícios para praticar em casa.

Uma boa alternativa para quem quer correr de flexões e abdominais, são as danças. Gosta de dançar? Você está com saudade de sair para se jogar na pista? Esse é o momento, arreda o sofá, tira o tapete e aproveite o momento. Existe na internet, uma infinidade de vídeos com coreografias para você aprender, desde os clássicos até os hits atuais. A quarentena é um período excelente para você atualizar seus passinhos e arrebentar ao final do isolamento social.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dez =

Main menu
Top