fbpx

O QUE É NERVO CIÁTICO? E COMO IDENTIFICAR AS DORES?

O QUE É NERVO CIÁTICO? E COMO IDENTIFICAR AS DORES?
Avalie

O QUE É NERVO CIÁTICO? E COMO IDENTIFICAR AS DORES?

Muito provável que em algum momento da sua vida você já ouviu alguém dizer que está com dor no nervo ciático. Assim, como todas as dores, ela se manifesta com bastante irritação. Mas muitas pessoas provavelmente sentem a dor no nervo ciático, mas não sabem identificá-la. Para que possamos entender que dor é essa, porque ela existe, vamos voltar algumas causas e entender o que é esse tão falado ciático.

 

O que é o nervo ciático?

Senhoras e senhores, hora de entender este famoso nervo. O nervo ciático (ou isquiático) é simplesmente o maior nervo do corpo humano. Ele é formado pela junção de todas as raízes nervosas do plexo lombar.

Sua origem é no plexo lombo sacro. O quê? Onde? Calma. Ele fica na região lombar e é formado por diversas ramificações, que se ligam às últimas vértebras e à base da coluna vertebral e atravessam pelo o quadril, os glúteos, a coxa, o joelho e o tornozelo.

 

Onde fica o nervo ciático?

O nervo começa no plexo lombo sacro, ou seja, na região lombar.
E é formado por diversas ramificações que se ligam às últimas vértebras e à base da coluna vertebral e atravessam o quadril, os glúteos, a coxa, o joelho e o tornozelo.
Quando o nervo chega na metade do fêmur, que é o maior osso da coxa, o ciático se divide em fibular e tibial, que são ramificações que seguem pela perna.

 

O que é a famosa dor no nervo ciático ou ciatalgia?

O incômodo é consequência de uma inflamação. Ela se manifesta por meio da liberação de várias substâncias, da lesão celular para o ambiente extracelular, que irão resultar em uma série de acontecimentos como edema, rubor, dor e limitação da função. Estes conceitos se aplicam a qualquer parte do corpo.

Quando há uma inflamação, a dor pode irradiar por toda a área de sua extensão – da região lombar até os pés – e limitar movimentos e sensibilidade.

Ou seja, a famosa dor no ciático ou a ciatalgia é a dor que surge ao longo do curso do nervo. Isso se dá devido ao comprometimento da raiz nervosa na coluna, mas pode também ser por compressão ou inflamação do nervo.

Essa complicação no nervo pode acontecer dentro do canal espinhal, no forame invertebral, esse espaço fica entre as vértebras, onde passa a medula espinhal.

 

Qual a causa mais comum da dor no nervo ciático?

As causas de dor no nervo ciático podem ser diretas ou indiretas e se originam de:

Movimentos repetitivos e má postura

Uma má postura por um longo tempo, atividades desportivas ou de trabalho que sejam repetitivas ou desgastantes em demasia também podem acarretar em lesões.

 

Traumas

As principais causas do desconforto são os traumas diretos como quedas e contusões.

 

Hérnia de disco e doenças

O deslocamento de um ou mais discos intervertebrais com compressão dos forames ou orifícios por onde passa o nervo também pode gerar inflamação e dor, a qual é conhecida como ciatalgia.

As hérnias de disco lombo sacras – relacionadas a infecções como herpes simples ou zoster, mononucleose, diabetes, diversos tipos de câncer, doenças autoimunes, problemas metabólicos, doenças hereditárias e raras – também podem gerar o problema.

 

Sintomas

Quando o nervo ciático está inflamado, os sintomas são divididos em dois grupos.
E estão ligados diretamente às funções do nervo: os sensitivos e os motores.

 

Sensitivos

Entre os exemplos de sintomas sensitivos estão:
Dormência na perna
Formigamento
Sensação de choque
Sensação de agulhamento
Perda de sensibilidade na planta do pé e em outras regiões dos membros inferiores

 

Motores

Dor lombar que irradia por toda a face lateral, posterior ou anterior da coxa
Dificuldade de erguer o pé, estender o joelho ou mexer o quadril
Disfunção urinária – caso alguns ramos sacrais forem comprometidos

 

Quiropraxia contra a dor do nervo ciático

 

Com o auxílio de um Quiropraxista, profissional especializado em coluna vertebral, a chance da sua dor ser altamente reduzida, já na primeira consulta de Quiropraxia, é alta. O grande diferencial da Quiropraxia é que com um tratamento completo, os resultados serão duradouros e efetivos, afinal, ela age na causa do problema, eliminando a inflamação do nervo, e consequentemente a dor.

Cerca de 90% das pessoas afetadas pela ciatalgia têm hérnia de disco, que pressiona uma raiz nervosa na coluna lombar. Existem algumas outras causas como tumores, ou até mesmo gravidez, por conta da compressão causada pelo peso da barriga.

Em grande parte das pessoas que buscam um tratamento do nervo ciático na quiropraxia, o problema desaparece em cerca de uma ou duas semanas após o início do tratamento.

E, em caso de cirurgia, deverá ser avaliada os prós e contras, pois só é recomendada como última opção, na ocorrência de complicações, como por exemplo, quando, por conta do problema, a pessoa não consegue mais ter controle sobre o intestino e a bexiga.

Se você sofre com dores no nervo ciático procure consultar o mais rápido possível, é importante que você comece a se cuidar, antes que o problema se agrave e alcance outro estágio. Quiropraxia pode ser preventiva, não apenas corretiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezenove =

Main menu
Top