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Prevenção de dores nas costas

Prevenção de dores nas costas
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Dados da Organização de Saúde apontam que cerca de 80% da população brasileira sofre de dores nas costas, problema este que pode ser provocado por diversos fatores.

Você sofre com dores nas costas? Você conhece alguém que sofre com dores nas costas? Então o conteúdo deste post é para você.

Pequenas mudanças de hábito podem evitar grandes doenças

Dor nas costas é um problema comum, mas não é um problema difícil de se resolver na verdade.

A mudança de alguns hábitos pode resultar em uma coluna mais saudável, e consequentemente prevenir várias doenças relacionadas à coluna. 

Sempre falamos com todos os nossos pacientes: uma vez que a gente procura cuidar da causa, da raíz de qualquer problema, a gente consegue resultados melhores e mais duradouros. Cuidar da coluna para evitar problemas mais sérios é melhor do que tomar remédios para amenizar dores, concorda?

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como cuidar melhor da sua coluna e evitar dores e problemas mais sérios:

 

Dicas para evitar dores nas costas:

 

DICA 01 – Se movimente

 

Se você quer uma coluna saudável, vai precisar deixar o sedentarismo para trás. Pessoas sedentárias normalmente têm músculos mais fracos, e com isso podem sofrer de dor em atividades simples do dia a dia. Praticar atividade física é um ótimo aliado.

Infelizmente, uma parte da população ainda não identifica a atividade física regular como o melhor remédio para muitos problemas que afetam nosso organismo. Acham caro investir na orientação de um profissional qualificado, mas gastam quantias importantes com muitos medicamentos repletos de efeitos colaterais. Além disso, medicamentos apenas aliviam a dor, não eliminam por completo alguns problemas. 

 

DICA 02 – Moderação nas atividades físicas

Tão importante quanto praticar a atividade física é ter moderação. Se você está começando hoje na academia, você ainda não tem uma estrutura corporal que permita atividades tão intensas, como a de pessoas que estão há meses ou anos praticando exercícios. Por isso é importante começar devagar e ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos.

Vale lembrar também que a ajuda de um profissional de educação física é importante para garantir melhores orientações sobre atividades físicas.

 

DICA 03 – Se alongue

Faça pausas no seu trabalho ou estudos ao longo do dia para se alongar. É muito importante pois é capaz de evitar dor nos músculos. Alongue todo seu corpo, faça disso um hábito no seu dia.

 

DICA 04 – Boa postura

Você está lendo este post no computador? Então existe uma chance grande de você estar torto(a). Se ajeita aí!

Se você está lendo pelo celular, tem uma chance grande de você estar com o pescoço todo torto também, e tem outra chance de agora você estar arrumando a postura. Acertamos?

Cuide da sua postura. Sente-se mantendo a coluna reta e quadril e joelhos dobrados em um ângulo de 90 graus. 

Não esqueça de ter cuidado ao usar tablets e telefones. Tendemos a “entortar” o pescoço com poucos minutos de uso destes aparelhos.

DICA 05 –  Cuidado com o sobrepeso

Cuide da sua saúde de uma forma geral. A alimentação é extremamente importante para um bom funcionamento do seu organismo, e o sobrepeso pode ser uma consequência negativa em caso de você não estar se alimentando bem. O sobrepeso afeta diretamente a coluna, uma vez que sobrecarrega a coluna.

Procure um nutricionista e se alimente melhor. Uma boa alimentação somada a exercícios físicos são poderosos aliados para uma coluna saudável.

 

DICA 06 – Durma melhor

Primeiramente tenha um colchão adequado, que proporcione uma noite de sono confortável, promovendo relaxamento dos músculos, evitando que as dores se manifestem no dia seguinte.

Além do colchão, uma boa postura é fundamental na hora de dormir. A melhor posição é de lado, colocando um travesseiro entre as pernas para manter o quadril alinhado.

Evite dormir de bruços e tenha um travesseiro que deixe seu pescoço relaxado em uma posição neutra.

 

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