fbpx

QUARENTENA – IMPORT NCIA DE PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS

HOME OFFICE: Alimentação, postura e hábitos.
3 de abril de 2020
ERGONOMIA NO TRABALHO
16 de abril de 2020
Mostrar todos
QUARENTENA – IMPORT NCIA DE PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS
Avalie

É natural que grande parte das pessoas esteja diminuindo a prática de exercícios físicos ficando em casa todos os dias.

Mas é extremamente importante construir uma rotina, e dedicar um tempo a essa prática. Na matéria de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância de se praticar exercícios físicos.

A pandemia de coronavírus nos trouxe uma nova realidade, nos desafiou a ficar em casa e mudar toda a nossa rotina. Temos em exceções alguns serviços essenciais como funcionamento de farmácias e supermercados. Um dos estabelecimentos que sofreu esse impacto, foram as academias e espaços de exercícios físicos. A pergunta é, como manter uma vida saudável, manter a rotina de exercícios físicos ficando dentro de casa.

Por que é importante praticar exercícios físicos?

Existem diversas razões para isso, uma delas, bem importante neste momento, é a prática de exercícios regulares, o que resulta em uma melhora do sistema imunológico. Além dos exercícios, é importante dormir e se alimentar bem, sem dietas restritivas.
Especialistas apontam que, com o sistema imunológico mais forte, a resposta do organismo a doença pode ser mais rápida e mais eficiente.

Com a rotina toda em casa, a tendência é que a gente busque por computador e TV em mais horas do nosso dia. Em seguida vem o stress, preocupações, más notícias, alimentação irregular, tudo isso em conjunto pode trazer um péssimo resultado ao final da quarentena. Nosso corpo precisa se aliviar, e a atividade física é uma ótima alternativa para isso.

 

Qual exercício fazer?

Quando falamos da importância de você se movimentar, não significa uma bateria gigante de exercícios a ser seguido. Pode incluir brincar com cachorro, gato, tarefas diárias, ouvir uma boa música e dançar. Pense em várias coisas que você não conseguia fazer por antes estar muito fora de casa.

 

Se você está sem ideia, confira a seguir:

Andar pelo espaço de ar livre do condomínio sem contato com pessoas
Subir e descer escadas – se estiverem vazias
Caminhar dentro de casa
Ouvir uma música que mais gosta e dançar
Alongamentos
Tarefas diárias

Dentre outras tarefas, além disso, você pode sim fazer uma sequência de exercícios físicos usando apenas o peso corporal. Exemplos:

Agachamento
Flexão de braço
Corrida estacionária
Abdominal.

 

Saiba onde encontrar algumas dicas de treinos e atividades

Com o impacto social que o COVID-19 nos trouxe, as opções de dicas e informações se tornaram bem maiores. Temos um volume crescente de LIVES, sites e plataformas. Além desses, as redes sociais e diversos aplicativos trazem dicas de como fazer determinados exercícios.

Em todas essas opções você poderá encontrar circuitos e baterias de exercícios que possam ser feitos dentro de casa. É importante que você tenha muita atenção neste momento. Busque profissionais renomados, e páginas confiáveis, afinal, é necessário praticar exercícios de forma correta

Saiba como evitar lesões

Tenha muito cuidado na hora de assistir alguns vídeos e tentar praticar. Em específico, para quem for seguir treinos pré-determinados, principalmente de vídeos de Youtube. Sem a presença de um profissional, você corre um risco grande porque você não tem referência correta dos movimentos. O treino pode estar desalinhado com a situação física do seu corpo.

Caso você tenha algumas lesões ou alguma doença não iniciem os exercícios, a não ser que tenha aval médico ou acompanhamento profissional.

Para aquelas que podem e já fazem exercícios, é importante também a moderação, sem extrapolar. O ideal é que você comece com exercícios que já possui um pouco mais de familiaridade, assim você irá executar da forma correta.

Tente observar todos detalhes dos exercícios para não executar da forma errada, afinal, uma repetição de movimentos errados, pode ocasionar uma lesão.

 

Evite ao máximo o comportamento sedentário

Evite ficar sentado durante o dia todo. Exemplo: se estiver assistindo TV, levante-se durante todos os comerciais (ou periodicamente) e dê uma volta em sua casa ou realize uma tarefa ativa, pense em tarefas como estender roupas, lavar a louça, retirar o lixo. Ou até mesmo aproveitar o tempo para fazer aquela faxina sempre deixada para depois no guarda-roupa. Chegou a hora de colocar tudo em dia.

Em breve esse período de isolamento irá passar, e logo estaremos juntos de novo no escritório. Mas é importante você se cuidar para o bem de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 7 =

Main menu
Top