A quiropraxia
A quiropraxia é uma ciência da área da saúde, cujo enfoque está em promover um ótimo funcionamento da Coluna Vertebral, que protege e sustenta uma parte muito importante e delicada do corpo.
A medula espinhal é extensão do nosso cérebro e via de comunicação que o cérebro usa para fazer todo nosso corpo funcionar, órgãos, células e tecidos.
Quando não cuidamos da coluna, desalinhamentos e subluxações ocorrem, alterando a função normal deste sistema de comunicação do corpo, causando dores nas costas e sintomas, que pode até acabar em doenças e enfermidades, por interferirem na função normal de todo o corpo.
Sua primeira visita
A avaliação engloba inúmeros itens importantes para que se possa chegar a um diagnóstico preciso e para que seja feita a elaboração do plano de tratamento mais adequado para cada caso.
Caso necessário será solicitado radiografias específicas para visualizar a condição da coluna vertebral para determinar qual técnica de correção é mais apropriada e segura para o paciente.
Após o relatório das radiografias, recomendaremos um plano de cuidado intensivo e personalizado, que será baseado no nível de desvio e degeneração da coluna vertebral.
Através do plano de tratamento, o Quiropraxista irá realizar reavaliações do estado atual de correção do paciente e realizará um ajuste vertebral específico, restaurando a função articular e eliminando a interferência nervosa.
Agende já a sua avaliação
Primeiramente o paciente irá preencher um formulário com seu histórico de saúde (anamnese) e a partir disso o Quiropraxista dará início a consulta, incluindo
- História Clínica
- Avaliação Estrutural e Postural
- Escanner topográfico da Coluna Vertebral
- Exames físicos, ortopédicos e neurológicos
- Análise de exames de imagem
- Sessão Quiroprática (ajuste)
- Entrega do diagnóstico
- Plano de tratamento inicial
Como funciona o tratamento?
A principal ferramenta da Quiropraxia é o ajuste vertebral, o qual é distinto e exclusivo do quiropraxista.
É determinado por um movimento rápido e preciso sobre a vértebra subluxada, com a finalidade de corrigir a Subluxação Vertebral, restaurando a função articular, eliminando a interferência nervosa, aumentando a regeneração celular e consequentemente a “cura” do corpo, por restabelecer uma Conexão Neurológica Clara entre o cérebro e o organismo, provida pela bom funcionamento da Coluna Vertebral.
Assim como os aparelhos ortodônticos funcionam para o alinhamento dos dentes, a Quiropraxia funciona para a correção dos desalinhamentos da coluna.
A Quiropraxia vai restaurar a posição óssea da coluna, de forma progressiva, através de um tratamento.
Os cuidados quiropráticos, assim como aparelhos dentários, levam um determinado tempo para corrigir os desvios da coluna, de acordo com o estágio de cada pessoa.
Muitos pacientes após o ajuste relatam já uma sensação de alívio. Alguns se sentem com mais energia e aptos novamente a fazer todas as suas tarefas.
Depois do ajuste, você deverá sentir um bem-estar e uma sensação profunda de relaxamento, assim como já pode experimentar alívio dos sintomas. Esta sensação poderá durar o resto do dia ou da semana podendo também resultar em sono profundo e revitalizador.
Na maioria dos casos os sintomas desaparecem entre a segunda e a quarta semana de tratamento, mas é importante entender que o maior benefício e propósito da Quiropraxia é o de corrigir a estrutura de sua Coluna que é a causa do problema e não simplesmente aliviar as dores.
Assim como você não confiaria num dentista que só trata de suas cáries, mas não o aconselha a escovar os dentes, o grande diferencial do Quiropraxista é que ele não esta somente preocupado em aliviar suas dores e sim comprometido em tratar a causa principal do seu problema.
A quiropraxia é para todos
Até o primeiro ano de vida, nosso organismo realiza um dos mais importantes processos no desenvolvimento da Coluna, que é a Curvatura Cervical.
Essa curvatura tem uma importância fundamental na saúde, centro de gravidade, postura e desenvolvimento da saúde do seu filho.
Um estudo realizado na Alemanha (Gutmann, 1987), identificou alterações músculo-esqueléticas na coluna cervical de 80% das crianças recém-nascidas estudadas.
O parto é um processo que pode alterar a posição das vértebras e gerar lesões nos frágeis nervos e músculos da Coluna do bebê.
Em países desenvolvidos, quiropraxistas pediátricos trabalham avaliando recém-nascidos logo após o parto, e ao serem detectadas, as subluxações são imediatamente corrigidas, prevenindo futuros problemas.
Aprender a engatinhar e caminhar ficará mais fácil, tendo diminuição de sintomas comuns entre bebês, podendo serem resolvidos e até mesmo prevenidos com a Quiropraxia.
Durante o primeiro ano de vida, segundo estudos científicos, o bebê deve ser avaliado de forma regular, após o parto, quando começar a levantar a cabeça, ao sentar, ao engatinhar e ao começar a andar.
A Quiropraxia possui técnicas exclusivamente criadas para cuidar a coluna dos bebês e recém nascidos, leve, gentil e específico para corrigir o desalinhamento articular, sendo o único profissional capaz de detectar e corrigir este problema.
As alterações articulares ocorridas na infância e adolescência quando não corrigidas, geram desvios estruturais e problemas articulares que inicialmente não provocam sintomas, só aparecendo na fase adulta através de dores e sintomas tais como: artrose, hérnia de disco, escoliose que acabam em dores articulares.
A Quiropraxia existe não só para casos crônicos e agudos de dor, mas para pessoas saudáveis que buscam uma maneira natural e muito eficaz de cuidar a saúde em geral e prevenir doenças.
Como ela é relativamente nova no Brasil, a maioria dos pacientes que procuram o tratamento quiroprático apresentam casos crônicos e dores, depois que muito problema e degenerações já estão instaladas.
Porém, a cada dia mais pessoas estão compreendendo a necessidade de cuidar a coluna de forma preventiva beneficiando-se de uma melhor qualidade de vida.
A gestação é um dos principais fatores que fazem com que as mulheres estejam mais sujeitas a ter problemas de coluna do que os homens.
Este é um período de muitas mudanças tais como: aumento de peso que muda o centro de gravidade do corpo, ação hormonal da “relaxina”, hormônio responsável por relaxar os ligamentos e criar espaço entre as articulações da pelve, para acomodar o bebê e hábitos posturais viciosos, relacionados a nova fase de vida, que vem acompanhada de dores e desconfortos.
As mudanças estruturais esqueléticas e musculares, faz com que a coluna vertebral da gestante sofra sobrecargas, comprometendo assim a posição da coluna, nervos, ligamentos, tecidos e músculos.
O quadril começa a mudar de posição que é justamente o principal foco do Quiropraxista na gestação, pois é onde o feto está posicionado.
Manter a coluna e o quadril em perfeita posição vai aumentar o espaço interno facilitando o desenvolvimento e posicionamento do bebê, gerando um parto mais rápido, seguro e menos doloroso, tudo isso comprovado por estudos científicos.
O Quiropraxia é habilitado e treinado para avaliar e ajustar qualquer desalinhamento encontrado na coluna na gestante e também de seu futuro bebê.
As técnicas são eficazes e os ajustes são seguros e precisos, proporcionando bem-estar, saúde e equilíbrio para a futura mamãe.
Através da Quiropraxia, os idosos podem corrigir e prevenir problemas estruturais que foram gerados durante anos na Coluna Vertebral.
Na maior parte dos casos, vivem muitos anos sem nunca ter visitado um especialista para cuidar de sua coluna, e logicamente, problemas graves estão presentes.
Porém mesmo depois de anos, a Quiropraxia pode obter excelentes resultados tanto para sintomas quanto postura e melhor funcionamento do organismo, como dizem os estudos científicos.
Melhorar a qualidade de vida, mobilidade articular, postura, sintomas e entre outros, são os objetivos do tratamento Quiropratico na melhor idade.
A Quiropraxia é um estilo de vida natural, recomendado para todas as idades que proporciona uma vida plena e muito mais saudável