Outubro Rosa

Outubro chegou e com ele a campanha internacional Outubro Rosa também. Mas você sabe o seu real significado e como combater o câncer de mama, que é tão falado nesta época do ano?

Neste artigo, explicamos a campanha e a doença, assim como o papel da Quiropraxia nesta luta que é mais que necessária.

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional, que acontece anualmente, ou seja, todo ano no mês de outubro assuntos relacionados ao câncer de mama são colocados em pauta e têm o devido reconhecimento.

O Outubro Rosa visa a disseminação de medidas preventivas e permite o acesso ao conhecimento sobre a importância dessa doença, que pode surgir e afetar qualquer pessoa.

O que é o Câncer de mama?

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, no ano de 2020 esta doença atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo, sendo também o câncer que está mais presente na população feminina brasileira. Além disso,  é o câncer que mais mata.

Mas o que é o câncer de mama? Ele é um tumor maligno ou benigno que atinge a região do tecido mamário, que ocorre quando alguma alteração no DNA de algumas moléculas acontece, causando a multiplicação delas e gerando cisto. Existem vários tipos de câncer de mama, a diferença entre eles é que alguns se desenvolvem rápido e outros não.

Apesar dos índices alarmantes, o câncer de mama é extremamente raro aparecer antes dos 35 ou 40 anos, ou seja, pessoas que estão na fase jovem adulta não correm um grande risco de desenvolver o câncer.

Além de que, as chances de cura aumentam em 95% quando o diagnóstico é feito precocemente, por isto, a campanha Outubro Rosa promove medidas preventivas sobre a doença.

Sintomas

O principal sintoma desta doença envolve o cisto ou caroço indolor, que é encontrado perto da região mamária, assim sendo o ‘sintoma’ mais comum. Os outros variam entre:

– Dor;

– Inversão do mamilo;

– Descamação ou ulceração do mamilo;

– Edema cutâneo / inchaço (na pele);

– Retração cutânea etc.

Tratamentos

As medidas de tratamentos no Brasil são variadas e uma grande parte o SUS – Sistema Único de Saúde oferece, sendo eles: cirurgia mastectomias, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, tratamento com anticorpos e cirurgias conservadoras.

O tratamento é escolhido a partir da avaliação médica, onde o profissional especializado irá verificar a localização, a extensão da doença e o tipo de câncer.

Quiropraxia contra o Câncer

O papel da Quiropraxia não é tratar o câncer em si, até porque existem os tratamentos adequados que foram citados acima que irão agir diretamente no DNA do paciente para solucionar o problema. 

Quando um paciente passa pela recuperação do câncer, o corpo sofre uma carga muito grande de estresse e reações, isso de maneira agressiva e rápida, podendo deixar sequelas como: cansaço extremo e dores corporais. O tratamento com um Quiropraxista permite uma recuperação mais ‘leve’ para o corpo do indivíduo que está passando por qualquer um dos tratamentos.

A Quiro é um auxílio ao corpo, permitindo que os ajustes feitos na coluna vertebral cumpram o papel de realizar o relaxamento dos músculos e fazer com que o sistema corporal trabalhe de maneira correta.

Além das inúmeras formas de tratamento, qualquer pessoa também pode tomar atitudes no dia a dia como prevenção e melhorando a qualidade de vida, elas são: atividades físicas, boa alimentação, noites bem dormidas e exames a cada 6 meses.

Cuide da sua saúde, caso esteja por um tratamento intensivo de cura ao câncer, venha a Saúde&Coluna e apoie essa campanha que pode fazer diferença na vida de muitos.

Faça o exame de mamografia anualmente e realize o autoexame se tocando na região mamária. Se previna!

Recommended Posts