Antes da gente entender como a Quiropraxia pode combater a subluxação, vamos entender o que é a subluxação, suas causas e sintomas.
O que é subluxação?
Na Quiropraxia, o termo subluxação é definido como uma redução de mobilidade ou quando uma articulação/vértebra tem um desarranjo articular, podendo atrapalhar ou bloquear a transmissão de impulsos nervosos, impossibilitando os processos naturais de reparação e cura. A subluxação vertebral provoca um estresse, e consequentemente interferência no sistema nervoso.
Na subluxação, a articulação não está “fora do lugar”, nem excedeu os limites normais de movimento, mas sim uma alteração da sua mobilidade, inibindo o movimento em uma ou mais direções. Assim, será estabelecido um estado de disfunção biomecânica e fisiológica.
O ajuste da quiropraxia irão liberar o sistema nervoso das interferências causadas pela subluxação.
Depois de diagnosticar a subluxação, o próximo passo será escolher a técnica mais adequada para a correção do processo, levando sempre em conta o estado geral do paciente.
Através de alguns estudos a respeito, foram identificados cinco componentes da subluxação vertebral. Popularmente, esses elementos são conhecidos como o complexo de subluxação:
• Cinesiopatológico: Perda de posicionamento vertebral normal e do movimento em relação às vértebras vizinhas, gerando compensações e perda do jogo articular.
• Miopatológico: Alterações patológicas que ocorrem na musculatura espinhal que inclui hipertonicidade, espasmos, fibrose, fraqueza e impróprio ou inadequado funcionamento.
• Neuropatológico: Irritação ou lesão de raízes nervosas espinhais pela compressão, estiramento ou mais comumente irritação química de perto as estruturas espinhal, gerando redução do fluxo axoplasmático.
• Histopatológico: Alterações patológicas que ocorrem nos tecidos, como medula óssea, crescimento anormal fora dos corpos vertebrais e das articulações, fibrose e aderências dos músculos da coluna vertebral e os ligamentos, bem como a desidratação e degeneração dos discos intervertebrais.
• Biopatológico: As mudanças bioquímicas que ocorrem na região da coluna vertebral, que incluem bioquímicos inflamatórios dos tecidos lesionados e resíduos de produtos bioquímicos.
Como surgem as subluxações?
As subluxações vertebrais possuem várias causas onde estamos expostos diariamente:
Causas Físicas:
Traumatismos agudos no corpo (quedas, acidentes, contusões), movimentos repetitivos que afetam a coluna, maus hábitos de postura em casa e no trabalho, além de desvios congênitos (escoliose) ou, por exemplo, devido à diferença nas pernas.
Causas químicas:
Má nutrição, uso e abuso de drogas e álcool, toxinas nos alimentos, água ou ar contaminados. As substâncias químicas nocivas reduzem a capacidade do corpo de funcionar de forma ideal e sua habilidade de adaptar-se adequadamente ao estresse diário, tornando-nos mais suscetíveis a subluxações e suas consequências.
Causas emocionais:
O estresse excessivo ou a forma inadequada de lidar com ele irão prejudicar as habilidades do corpo para sustentar suas funções normais. O impacto do estresse emocional sobre a saúde física é bem documentado pelos estudos médicos e pode ter efeitos devastadores sobre o sistema imunológico, tornando o corpo mais propício a lesões ou doenças.
Como as subluxações interferem na saúde e no bem-estar?
Quando ela interfere no funcionamento do nosso sistema nervoso, a subluxação vertebral interrompe também o fluxo da energia pelo corpo. Isso irá impactar no funcionamento dos órgãos e é claro na nossa saúde e bem-estar.
Vale lembrar que cada vértebra da nossa coluna vertebral tem ligação com uma parte do corpo, com o desajuste pode trazer:
- doenças respiratórias
- depressão e ansiedade
- stress
- dores e dormência nas pernas e braços
- problemas renais
- dores na coluna e no pescoço
Quiropraxia corrige as subluxações
Quiropraxistas são os únicos profissionais que visam corrigir as subluxações. Os únicos formados no mundo para analisar e corrigir subluxações vertebrais. O ajuste na quiropraxia é a principal técnica. O que o quiropraxista faz com o ajuste é restaurar os impulsos nervosos normais para o corpo, assim o corpo da pessoa pode funcionar no seu melhor. Desta forma, o corpo será capaz de curar-se e resistir à doença. Essencialmente, o que o quiropraxista e os terapeutas na clínica tratam é a causa da doença.