Tabaco X Coluna

Tabaco X Coluna
Avalie

Que cigarro faz um mal enorme para a saúde você já sabe, certo? Mas você sabia que ele também afeta a coluna?

Além de afetar o pulmão, causar câncer na garganta, na língua, e em outras partes do corpo, o tabagismo também está relacionado ao surgimento de dores nas costas, tanto na região lombar como na cervical, levando ao aparecimento da degeneração do disco e, consequentemente, à hérnia.

“Diversos estudos científicos confirmam que o tabagismo é um forte fator de risco para dor lombar, ressaltando que os componentes presentes no cigarro aumentam o nível de circulação da carboxi-hemoglobina, substância que não carrega o oxigênio para os tecidos do corpo. Fato este que causa má nutrição do disco e induz a degeneração. Acredita-se também que a doença vascular generalizada causada pelo tabagismo contribua para esse processo”, explica o neurocirurgião Eloy Rusafa, especializado em coluna vertebral.

Estudos recentes com culturas de células in vitro e ratos também comprovam que a nicotina tem um efeito direto no dano celular do disco e a resposta é tempo-dependente, ou seja, quanto maior o tempo e a quantidade de cigarros que o indivíduo fuma, maior seria o grau de impacto na degeneração do disco.

Falar de degeneração do disco é falar da causa mais importante de um dos problemas de saúde mais comum entre os brasileiros, que é a dor nas costas. A degeneração do disco leva ao início do colapso da unidade funcional da coluna, composta por 2 vértebras, 1 disco e 2 articulações. Ela leva a sobrecarga destas articulações, com possibilidade de envelhecimento e aparecimento de irregularidades articulares, o que gera a dor mais característica deste processo, que é a dor diante de movimentos do corpo.

A musculatura e os ligamentos que auxiliam na harmonização desta unidade funcional também ficam sobrecarregados e podem ser estruturas geradoras da dor. Portanto, se você fuma ou conhece alguém adepto do tabagismo, estimule amplamente a necessidade de parar de fumar, pois só a abstinência do cigarro pode auxiliar o indivíduo a controlar a dor nas costas e evitar o aparecimento de doenças na coluna.

 

Outras doenças que o cigarro pode causar

O Cigarro pode causar diversas doenças, tais como:

– Enfisema pulmonar e bronquite

– Infarto e AVC

– Impotência sexual

– Doenças reumáticas

– Úlceras gástricas

– Alterações visuais

– Alterações da memória

– Complicações na gravidez

– Câncer de bexiga

– Câncer de pulmão

Estudos mostram que o hábito de fumar é um fator de risco para quase 50 doenças diferentes.

 

O tabagismo é responsável por:

 

– 25% das mortes por doença coronariana (angina e infarto do miocárdio)

– 45% das mortes por infarto na faixa etária abaixo de 65 anos.

– 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar

– 25% das doenças vasculares (entre elas AVC).

– 90% dos casos de câncer no pulmão

– 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Main menu
Top