Skip to content

Os Perigos Da Hérnia De Disco

Os Perigos Da Hérnia De Disco

Você sabe o que é Hérnia de disco e os perigos que ela pode trazer para a sua saúde?

A Hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal.

A Hérnia de disco é mais comum nas regiões da lombar e da cervical, já que são áreas que suportam mais carga e fazem mais movimentos.

O desgaste pelo tempo e a genética são as principais causas predisponentes de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.

 

Mas quais são os perigos da Hérnia de disco?

Os perigos da Hérnia de disco podem ser desde a irritação de nervos próximos, resultando em dor, dormência ou fraqueza, sendo dividida em três tipos:

> Protrusões: hérnias geralmente menores e contidas por parte do ânulo fibroso do disco

> Hérnias extrusas: quando há lesão completa deste ângulo.

> Hérnias sequestradas e hérnias migradas: onde o fragmento herniado se alonga pelo canal medular, chegando a se separar completamente do disco.

Porém, nem todo mundo com hérnia de disco vai sofrer com sintomas de dor. Isso acontece com mais ou menos 20% da população que tem hérnia.

 

Como se forma a Hérnia de Disco?

A Hérnia de disco se forma por processos que afetam a biomecânica da coluna, o equilíbrio, o disco, a musculatura paravertebral e corpo vertebral com movimentos.

Eles podem degenerar o disco vertebral, rompê-lo e fazer com que fragmentos de disco migrem, causando a hérnia. Estas alterações podem ocorrer por conta de um simples espirro, tosse ou com a prática de movimentos mais intensos em esportes com impacto e carga excessivos.

 

Como saber que tenho Hérnia de Disco?

Cerca de 80% das pessoas com Hérnia de disco nem ao menos sente dor, e por isso não sabe que a tem. Mas na maioria a dor é um sintoma, sendo mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna e em alguns casos ela pode irradiar para os membros superiores, no caso da hérnia cervical e para os membros inferiores, ( ciático) nos casos da hérnia lombar.

 

Os principais sintomas da hérnia de disco são:

> Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar

> Dor nos braços ou nas pernas (ciático)

> Sensação de formigamento, câimbras nos braços e nas pernas

> Sensação de fraqueza por causa dos nervos acometidos

> Em casos mais raros, porém mais graves, existe a alteração dos esfínceteres vesical (urina) e anal (fezes).

 

Ao menor sinal procure um especialista

 

Em qualquer sintoma de dor na coluna procure uma de nossas unidades para uma consulta com um de nossos Quiropraxistas.

A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com o tratamento clínico, e possuímos equipe especializada para todo tipo de tratamento da Coluna Vertebral.

Compartilhe este post

Leia mais:

Dor na coluna

Tipos de dores na coluna

Você conhece ou sabe as possíveis 5 dores mais comuns que qualquer pessoa pode sentir? Ou como tratá-las?
Neste artigo, estas questões são esclarecidas, assim como as melhores formas de tratamento não invasivas que permitem a cura.

Saúde da coluna

3 dicas para uma coluna saudável

Ter uma coluna saudável deve ser prioridade na vida de todos, afinal, a coluna vertebral é responsável pela maior parte do funcionamento corporal.
No artigo de hoje, explicaremos o tema e daremos 3 dicas de como manter a sua coluna saudável no dia a dia de forma simples sem mudar muito a sua rotina.

Outubro Rosa

Quiropraxia e Outubro Rosa

Outubro chegou e com ele a campanha internacional Outubro Rosa também. Mas você sabe o seu real significado e como combater o câncer de mama, que é tão falado nesta época do ano?
Neste artigo, explicamos a campanha e a doença, assim como o papel da Quiropraxia nesta luta que é mais que necessária.