Você sabia que a Osteoporose é uma das principais causas de fraturas nas pessoas acima de 50 anos?
A osteoporose é uma doença que afeta principalmente as mulheres na pós-menopausa e idosos. Por mais que seja uma doença muito associada ao envelhecimento, alguns hábitos que podemos desenvolver no decorrer da vida podem influenciar na ocorrência da doença, como sedentarismo, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, dentre outros.
O que é a Osteoporose?
A Osteoporose é uma doença que deixa os ossos frágeis e porosos. À medida que ela vai progredindo, principalmente com o avançar da idade, o risco de fraturas vai aumentando. As principais áreas de risco para fraturas são o quadril, costela e colo do fêmur.
Uma pessoa, normalmente, ganha massa óssea até os 20 anos de idade e depois dos 40 anos se começa a perder essa massa com maior velocidade.
Existem dois tipos de células nos ossos – os osteoclastos e os osteoblastos – eles estão envolvidos no ciclo de renovação dos ossos. Os osteoclastos promovem a absorção de minerais, eliminando áreas de tecido ósseo e criando umas cavidades.
Os osteoblastos, por sua vez, são encarregados de preencher essas cavidades, produzindo ossos novos. Para isso, usam o cálcio, absorvido com a ajuda da vitamina D. Assim, a cada três meses 10% do esqueleto se renova.
A primeira etapa da degeneração óssea, chamada osteopenia, tem início com o desequilíbrio entre as células de absorção e de regeneração. Ou sejam os osteoclastos passam a agir mais rapidamente, degradando osso com maior velocidade do que os osteoblastos são capazes de repor.
Nas mulheres, esse desequilíbrio desponta a partir dos 35 anos de idade. As mudanças hormonais que acompanham a menopausa interferem de forma decisiva na perda e ganho de massa óssea. Isso porque há uma queda acentuada do estrogênio, hormônio importante na fixação do cálcio no osso. Nesse caso, a doença é classificada como osteoporose pós-menopáusica.
Nos homens, o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos. Até porque a testosterona barra o desgaste ósseo – e, ao contrário da ala feminina, suas taxas diminuem de pouco em pouco. Entre eles, as fraturas osteoporóticas costumam ocorrer após os 70 anos, embora venha aumentando nos últimos anos o risco de quebrarem um osso já a partir dos 50 anos.
Como se prevenir da Osteoporose?
A prevenção da Osteoporose começa logo na infância, na formação da estrutura dos nossos ossos. A base, a formação dessa estrutura, é fundamental, por isso se diz que é na nossa infância, no crescimento até nos tornarmos jovens adultos que acumularemos nossa “poupança” óssea, mas o cuidado com essa “conta” não tem prazo de encerramento, a administração dela continua sempre.
Para prevenir a Osteoporose, o nosso time de especialistas da Coluna Vertebral indicam algumas boas práticas:
> Alimente-se bem: Uma nutrição adequada é importante para a saúde como um todo, mas para se ter ossos fortes a dieta rica em cálcio é absolutamente necessária.
> Vitamina D: tomar um pouco de sol pode contribuir para o fortalecimento ósseo através da produção de Vitamina D.
> Movimente-se: pratique atividades fìsicas para fortalecer os ossos e musculos, que sustentam nosso corpo. O fortalecimento dos músculos é importante, pois eles servem de proteção para os nossos ossos.
> Não fume: o cigarro, além de causar problemas nos pulmões, circulação e câncer, contribui para o aparecimento e piora de doenças reumáticas.
A Quiropraxia pode te ajudar
A Osteoporose é uma doença que não ter cura, e o tratamento é estabelecido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa, também diminuindo o risco de fraturas e de doenças associadas.
Aqui na Saúde & Coluna temos profissionais formados, com alto nível de conhecimento para levar até você uma ótima qualidade de vida.
A Quiropraxia é um tratamento seguro e eficaz desde que seja aplicada por Quiropraxistas. Procure sempre profissionais graduados.
Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.
Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.