Uma boa alimentação impede o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de doenças, principalmente na coluna, mas mesmo assim são raras as pessoas que buscam incrementar na sua vida.
Uma má alimentação pode causar: obesidade, hipertensão, diabetes e até mesmo depressão e mesmo assim é um mau hábito, que muitos não abrem mão.
Reconhecer a aprender a ter uma alimentação saudável e equilibrada é garantia de uma boa saúde e de longos anos de vida pela frente.
Importância da alimentação
A alimentação faz parte do grupo que mantém o corpo funcionando perfeitamente e possibilita a realização das atividades vitais. Mas para isto acontecer é necessário que ela seja saudável, ou seja, tem que ser feita de forma correta sem excluir nenhum tipo de nutriente e sem exageros no consumo.
Uma alimentação saudável está ligada na melhora da qualidade de vida, já a má alimentação está ligada aos problemas de saúde, dando margem para o surgimento de inúmeras doenças que podem ser evitadas.
Manter uma boa alimentação não está ligada à dieta, mas sim ao equilíbrio, qualidade e variedade.
Coluna Vertebral
A coluna vertebral é complexa, devido ao seu tamanho, que vai do pescoço até o cóccix, sendo responsável pela movimentação de braços, pernas, ombros, cabeça e faz ligação com a maior parte dos órgãos.
Ela é dividida em três: cervical, torácica e lombar, justamente os locais que ocorrem a maioria das dores, que são resultados de uma má qualidade de vida por parte do paciente que sofre constantemente.
A coluna é uma parte fundamental do corpo, graças a ela se movimentar é possível e consequentemente se não for bem tratada começando pela alimentação e com exercícios físicos, as consequências irão cair sob ela.
Qual a relação da alimentação com a coluna?
O maior problema é que uma má alimentação sempre está associada a doenças como foi citado acima, e a principal de todas é a obesidade.
A obesidade é uma doença reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Sendo assim, a sua coluna está sendo responsável por tentar aguentar um peso maior do que deveria, surgindo inúmeros problemas.
Para confirmar se o paciente está com obesidade e doente, o IMC (Índice de Massa Corporal) deve ser calculado de forma proporcional à altura e da seguinte forma: peso/ (altura x altura) ou kg/ m². O resultado deve ser comparado aos números da tabela oficial de IMC indicando se o paciente está no sobrepeso, normal, na magreza ou na obesidade, além de outros exames médicos.
Para a coluna, esta doença é nociva, assim se fazendo a relação da alimentação com a coluna vertebral, pois uma pessoa acima do peso está colaborando para o desgaste dos discos vertebrais, podendo resultar na hérnia de disco, por exemplo, que é uma doença da coluna.
Não ter uma coluna saudável pode enfraquecer o organismo, e não ter uma boa alimentação colabora para o processo de enfraquecimento ser mais rápido.
Dicas para uma boa alimentação
Já foi falado que ter uma boa alimentação é essencial para a sobrevivência de qualquer ser vivo, mas o ser humano tem uma certa dificuldade em adquirir este hábito, consequentemente criar uma rotina e persistir em boas atitudes em relação a saúde é urgente.
Para ter uma boa alimentação é necessário que você:
1. Não deixe de se alimentar
Sabemos que a vida adulta é agitada e muitos se perdem na correria do trabalho, mas a alimentação deve ser mantida, afinal, ela que dá energia.
O ideal é comer a cada 3 horas.
2. Mastigue devagar
Comer com pressa não resolve em nada a sua vida, coma devagar e aprecie a refeição, o estômago agradece pela facilitação da digestão.
3. Não tome líquidos durante uma refeição
O indicado é tomar qualquer líquido, seja água, suco, refrigerante ou destilados somente após 1 hora da refeição, sem contar que o líquido ajuda na má mastigação.
4. Insira legumes, verduras e frutas na sua rotina
Legumes, verduras e frutas contém inúmeras vitaminas e outros nutrientes que fazem a diferença na saúde corporal.
5. Coma um pouco de tudo
Faça um prato colorido, em todas as suas refeições, um pouco de tudo não faz mal.
6. Prefira o natural
Tudo que vem diretamente da fonte primária é melhor, em vez de tomar um suco industrializado, compre a fruta e faça o suco, ele também renderá mais.
7. Tome água
O nosso corpo é composto por 70% de água, mas é necessário repor, tomar pelo menos 2 litros de água por dia, ela dará bons frutos para a pele e para a coluna.
A Quiropraxia como aliada da alimentação
A Quiro é uma aliada da alimentação, adquirir novos hábitos não é fácil e os resultados são em longo prazo. Assim, a Quiropraxia pode auxiliar nesta procura por uma boa qualidade de vida, através dos ajustes quiropráticos que realinham a coluna vertebral permitindo um bom funcionamento.
Na Saúde & Coluna este auxílio é proporcionado, entre em contato!