Na matéria do blog de hoje vamos ajudar você que está sofrendo com dores no joelho e precisa de tratamento. As dores no joelho são algo muito comum, afinal, atividades cotidianas como subir uma escada ou carregar compras podem forçar esta parte do corpo. Mas quando ela ocorre, significa que algo não está normal.
Dores frequentes nos joelhos, limitações na realização de movimentos, rigidez ao acordar podem ser sintomas de artrose. Quando ocorre o desgaste na cartilagem, as articulações são afetadas, em seguida a perda de agilidade e elasticidade surgem.
Com o passar do tempo, é comum que a pessoa comece a evitar determinados movimentos para não sentir dor, essa limitação de movimento pode agravar ainda mais a situação.
A artrose pode ser consequência de vários fatores, sendo eles as atividades pesadas, má postura, acidentes sobrepeso, quedas e causas hereditárias. Tudo isso sobrecarrega os joelhos e causa a degeneração da articulação.
A artrose costuma ser ser silenciosa e instalar-se lentamente, isso pode ser bem ruim, muitas vezes, quando é descoberta, já está em estágio avançado e precisa de cuidados bem específicos.
Muitas pessoas já recorrem inicialmente à algum remédio, mas não é eficaz no tratamento porque não altera o funcionamento articular. Ou seja, alivia a dor, mas não soluciona o problema. Para isso, a quiropraxia é o tratamento mais indicado, por ser seguro e atuar diretamente na causa do problema.
Artrite X artrose
Muitas pessoas confundem artrite com a artrose, mas apesar das duas afetarem as articulações, elas são diferentes em muitos pontos. “Artrite é sinônimo de inflamação da articulação, já a artrose ou osteoartrite é o desgaste da articulação”. A artrite pode ser causada por diversas doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide, gota, assim como também pode ser consequência da artrose, ou seja, alguém que tem desgaste nas articulações também pode desenvolver uma inflamação.
Outra grande diferença é que a artrite se encontra principalmente em dedos, punhos, pés e tornozelos, já a artrose é mais relacionada ao envelhecimento e acomete articulações que suportam mais peso, como quadril, joelhos e a própria coluna.
Como a Quiropraxia atua na artrose?
O quiropraxista vai analisar o estágio da doença e realizar o tratamento visando conservar e melhorar a amplitude dos movimentos e a redução do impacto. O tratamento é feito manualmente, através de ajustes que corrigem a posição das articulações e devolvem a mobilidade. A manipulação do joelho libera a musculatura da perna e devolve o funcionamento correto.
É essencial que o paciente com artrose siga as recomendações do quiropraxista, realize atividades físicas de pouco impacto e faça o acompanhamento para observar o progresso das articulações. O resultado é maior disposição, flexibilidade e qualidade de vida.
Qual o tempo de tratamento?
O tempo e a quantidade de sessões irá variar de acordo com a intensidade do caso da artrose. Ela pode ser leve, moderada ou até mesmo severa. Independente do nível do caso, a quiropraxia é funcional e reabilitadora. Ela irá trazer uma qualidade de vida muito maior.
Se você tem apresentado algumas dores nessa região, chegou a hora de você enfrentar a dor. Pare de tomar remédios que não irão solucionar o seu problema. Marque uma consulta aqui na Saúde & Coluna e venha cuidar da sua saúde.