Você sabia que o Estresse está diretamente ligado à dores nas costas?
O estresse causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico (ACTH).
Se você não se cuidar, um ciclo vicioso para o estresse e para a dor nas costas pode ser facilmente iniciado: o estresse causa tensão muscular nas costas, levando à dor, que por sua vez aumenta a tensão muscular e pode aumentar ainda mais o estresse.
Com a tensão muscular a circulação sanguínea para os tecidos fica reduzida, e com isso a quantidade de oxigênio que deveria chegar até eles também fica reduzida. A circulação adequada é necessária para liberar resíduos ácidos (bioprodutos da atividade muscular) dos tecidos. O acúmulo deles nos tecidos pode causar fadiga e dor, além de dificultar o processo de cura do organismo.

Cuidado com o Estresse

O estresse é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e mentais decorrentes de uma vida cheia de pressões, preocupações e ansiedades.
Tensão nervosa, instabilidade emocional e dores musculares são alguns sintomas entre os vários sintomas da pessoa estressada. Com o prolongamento do estado de estresse há o aparecimento de diversos sintomas, que no início podem passar desapercebidos, mas com o decorrer do tempo vão se tornando evidentes, tais como: pressão alta, problemas digestivos, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, frigidez, dor de cabeça, azia, queda de cabelo, irritações na pele, gripes frequentes, gastrite, hipersensibilidade emotiva e tensões musculares que podem levar a dores nas costas, ombros e pescoço.

Cada pessoa reage diferentemente ao estresse, que varia conforme o nosso equilíbrio emocional e afetivo, auto-estima, maturidade e a maneira como lidamos com a vida. Em vista disso, as consequências do estresse em algumas pessoas podem ser temporárias e passageiras e em outras, mais intensas e duradouras, levando a problemas crônicos de saúde.

Dicas para reduzir o Estresse

Aliviar o estresse pode te ajudar a reduzir as dores e evitar problemas mais graves, como os citados acima.
Existem diversas formas de controlar o estresse, dentre elas podemos citar algumas como:

> Respirar fundo: Inspire pelo nariz, contando até 5 e expire pela boca, contando até 10. Ao respirar lentamente e profuNdamente, oxigena-se as células cerebrais e tranquiliza.

> Faça exercícios: pesquisas mostram que a prática aumenta a produção de endorfina, neurotransmissor que proporciona bem-estar. O simples fato de concentrar-se no próprio corpo e esquecer por alguns minutos das tensões diárias já é suficiente para aliviar o estresse.

> Meditação: meditar em silêncio é uma ótima estratégia para lidar com o estresse do dia-a-dia e sentimentos ruins.

> Descanse: na correria do dia a gente acaba esquecendo que o corpo da gente precisa de descanso. Além de dormir bem durante a noite, recomendamos sonecas durante o dia, para reduzir o nível de estresse e estimular o sistema imunológico, compensando os efeitos negativos de uma possívelnoite mal dormida.

> Conheça seus limites: Precisamos reconhecer os nossos próprios limites. Temos muitas responsabilidades e deveres na vida, e precisamos reconhecer até onde somos capazes de seguir com nossos tarefas e quando precisamos de uma pausa.

> Identifique a causa do seu Estresse: O que provoca estresse ao longo do dia? O chefe mal humorado? O barulho da avenida? O trânsito até o trabalho? O calor? O tanto de tarefas que tem para terminar?

Os fatores causadores podem ser muitos, por isso é bom fazer uma varredura e descobrir o que tem provocado problemas ao longo do dia, da semana, do mês. Conhecendo as origens, dá para trabalhar com o que pode ser melhorado.

Recommended Posts