fbpx

MELHOR POSTURA PARA VER TV

MELHOR POSTURA PARA VER TV
Avalie

Com o período de quarentena é natural que todo mundo esteja mais tempo em casa. E ao invés de sair, estamos maratonando algumas séries e assistindo alguns filmes. Mas devemos tomar cuidado na hora de maratonar e passar horas e horas na frente da telinha. Como fica a postura nesse momento? Você fica deitado? sentado? Qual a melhor postura para assistir TV durante muito tempo? Esse é o tema da matéria de hoje. Confira abaixo.

AS PESSOAS ESTÃO ASSISTINDO MAIS TV

Com a recomendação das autoridades de ficar em casa na quarentena, no intuito de combater o COVID-19 e minimizar o contágio desordenado, a população tem passado mais tempo na frente da TV. A Kantar IBOPE Media realizou uma pesquisa e divulgou alguns dados que chamam bastante a atenção. As mudanças nos hábitos de mídia e grades de programação resultaram em um aumento de 17% na variação de programas jornalísticos. Os programas infantis aparecem com alta de 14%. O aumento vem em resposta para a quantidade de jovens e crianças que estão em casa assistindo TV em maior frequência.

Na primeira semana de quarentena, os telespectadores de 4 a 11 anos foram os que impulsionaram o consumo televisivo. Logo no início do período em casa, sem escola, foram refletidos em números: na segunda-feira (16/03) o consumo era de 12% e na terça-feira (17/03) chegou a 21%. Já os adolescentes, foram ainda em percentuais maiores, na segunda-feira foi de 6%, na terça-feira chegou a 24%.

Analisando a faixa etária de 25 a 34 anos saltou de 6% no dia 16 para 12% no dia 17, enquanto os adultos de 35 a 49 anos cresceram de 4% para 15% – curiosamente, noticiários foram os preferidos desse grupo.

Essa mudança pode ser considerada por diversos fatores, podemos destacar um deles como a preocupação em saber o que está acontecendo nas ruas durante o período de reclusão, e considerando também o aumento de tempo livre extra. Esse aumento também pode ser encontrado em todos os países da América Latina, segundo relatório divulgado pela Kantar IBOPE Media.

 

MUDANÇA DE HÁBITOS PODEM GERAR IMPACTOS NA SUA SAÚDE

Partindo destes números, nasce uma grande preocupação na mudança de hábitos. Em matérias anteriores, falamos sobre A importância de praticar exercícios físicos, e como manter esse hábito mesmo de quarentena. Reflita um pouco, você não está praticando exercícios físicos, não está regulando a alimentação, aumento de ansiedade e vendo TV por longos períodos sem se atentar com sua postura. Já pensou no reflexo que isso pode gerar na sua saúde e bem-estar ao final do ano?

POSTURA IDEAL PARA ASSISTIR TV

Vamos falar então de posturas para assistir TV. Sabemos o quanto é bom terminar as obrigações diárias e ficar horas assistindo filmes, séries, novelas ou qualquer outra coisa que seja do nosso gosto. Neste momento de descanso e relaxamento, comece a prestar atenção em detalhes como a posição correta do corpo no sofá ou cama, pode parecer exagero. Porém, pequenos detalhes podem influenciar no seu bem-estar e evitar problemas de coluna.

Deitar com a cabeça apoiada no braço do sofá, e ficar lá por um longo período pode gerar várias lesões na região do pescoço. Essa posição é pior ainda do que deitar com a barriga para cima e viramos a cabeça para olhar para a TV.

Se você quer deitar para ver TV, a melhor posição é ficar de lado com uma almofada sob o pescoço de modo a manter a cabeça alinhada com o tronco.
Cuidado com o excesso de almofadas ou travesseiros muito altos.

Confira os exemplos abaixo:

Nesta postura acima, dobre os joelhos usando uma almofada entre eles. Se você colocar os pés sobre o braço do sofá, acima do nível do tronco, pode ajudar na circulação sanguínea, favorecendo a diminuição de edemas e inchaços nos pés. Aquela famosa frase “colocar os pés para cima”.

Mas se você quer saber: a melhor postura para assistir TV é sentado.
Mantenha o tronco levemente inclinado para trás e bem apoiado no sofá ou almofadas. A sua TV deve ser colocada de preferência em frente ao tronco, e em uma altura que não force você a inclinar exageradamente para baixo, para cima ou para os lados.

DICAS PARA VER TV

– A melhor distância entre você e a TV é aquela em que você se sinta mais confortável.

– Se estiver em uma poltrona colocada ao lado da TV, ou cadeira, não gire o tronco para vê-la. É mais correto você levantar e girar a poltrona, de forma que sua coluna fique o mais alinhada possível com a TV.

– Se você tem costume de dormir assistindo TV, mesmo sentado, lembre-se que com o sono perdemos o controle da musculatura da cabeça e ela pode pender para um dos lados causando dores e lesões no pescoço. Neste caso, procure sempre manter um apoio para a cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Main menu
Top