Já ouviu alguém reclamar, ou até mesmo você já reclamou que as costas doíam mais no frio? As queixas mais comuns são de aumento de dores na região lombar. Já aconteceu com você?

O frio pode sim causar dores nas costas, porque faz com que os músculos, tendões e ligamentos que sustentam a coluna se contraiam. Isso pode causar tensão na coluna e puxar as raízes nervosas sensíveis que saem da coluna, causando dor.

Além disso, se as articulações já estão inflamadas, uma queda na pressão barométrica ou temperatura pode causar inchaço e dor.

 

Mas por que as costas doem mais no frio?

 

No frio o corpo fica em constante reação de defesa, realizando contrações involuntárias para ajudar a aumentar a temperatura do corpo (sabe aquela batida de queixo e a tremedeira mesmo quando você está coberto por agasalhos bem quentinhos? É isso), e com isso puxar as raízes nervosas que sustentam a coluna, como dissemos mais acima.

Geralmente as dores surgem em pessoas que já têm algum problema de coluna, e com as contrações da musculatura as dores nas articulações aumentarem.

Os ossos também sofrem mais no frio, já que a flexibilidade diminui, uma vez que os vasos de todo o corpo ficam mais frios. Por causa disso pode acontecer deficiência no suporte sanguíneo e queda do metabolismo, diminuição da massa e força muscular, encurtamento das fibras musculares, alterações biomecânicas e limitação na articulação, isso tudo quer dizer que o indivíduo vai ter dificuldade de fazer movimentos.

Com tudo isso as dores nas costas podem surgir.

Idosos e sedentários sofrem ainda mais com o frio, uma vez que seus músculos são mais enfraquecidos e encurtados, fazendo essa contração que o corpo faz deixar alguns locais doloridos.

 

 

Por que é tão comum queixa de dores na lombar no frio?

 

Em baixas temperaturas, ocorre dentro do corpo um processo chamado vasoconstrição que, estreita os vasos sanguíneos nas suas extremidades e desviar esse sangue extra para áreas vitais como o cérebro, coração, pulmões e intestinos para mantê-los aquecidos.

Quando os músculos, tendões e ligamentos têm menos sangue, eles ficam rígidos.

Acontece a mesma coisa com as estruturas que sustentam a coluna. Quando o tempo está frio, há menos fluxo de sangue para as estruturas que sustentam a coluna e elas se tornam naturalmente rígidas, o que, por sua vez, aumenta a tensão nas costas.

 

O que fazer no frio para diminuir as dores?

 

Para começar é interessante uma prevenção. Não deixe o inverno chegar para sofrer com esses problemas por sedentarismo. Faça alongamos diários, exercícios físicos, musculação e demais que possam fortalecer a sua coluna.

Você também pode fazer tratamentos preventivos com a Quiropraxia, a fim de evitar que problemas já existentes se agravem no frio.

 

Se a dor já existir, você pode tomar um relaxante muscular indicado por um médico ou Quiropraxista, ou procurar a Quiropraxia para ajustes que vão garantir uma qualidade de vida a longo prazo, e não apenas alívios momentâneos que os medicamentos proporcionam.

 

Tenha também cuidado com sua postura e cuidado ao dormir. A gente sabe que no frio a gente gosta de ficar “encolhidinho” ou uns minutos a mais na cama. A postura é extremamente importante e a posição ao dormir também, pois isso vai ajudar a prevenir problemas na coluna.

 

Se você já sofre com dores mais fortes procure imediatamente o seu quiropraxista ou fisioterapeuta, que após uma avaliação inicial será passado um diagnóstico e elaborado um plano de tratamento para a sua coluna.

A Quiropraxia é completamente segura e altamente efetiva para tratamentos na coluna vertebral.

A Saúde&Coluna conta com time de especialistas em tratamento da coluna vertebral e tem como objetivo melhorar a saúde, gerando bem-estar e qualidade de vida, através da Quiropraxia.

Um bom funcionamento da Coluna Vertebral é vital para uma vida saudável.

Nos envie uma mensagem e conheça os benefícios que a Quiropraxia pode trazer para a sua vida.

 

Recommended Posts