As mulheres sofrem mais com osteoporose do que os homens por causa da deficiência hormonal na menopausa, nesse período, as células que trabalham colocando e retirando cálcio dos ossos retiram mais cálcio que o necessário.
Uma pesquisa realizada pela (OMS) Organização Mundial da Saúde, aponta que grande parte das mulheres da terceira idade sofrem com osteoporose, uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos.
Como a Quiropraxia pode agir na terceira idade?
O primeiro ponto é, tendo ou não osteoporose, uma pessoa da terceira idade necessita do tratamento quiroprático para prevenir possíveis lesões na estrutura óssea da coluna vertebral.
Muito dos casos de mulheres com osteoporose na quiropraxia, é para tratar o alinhamento da coluna vertebral. O profissional de quiropraxista ajusta a coluna vertebral, mantendo ela alinhada para conservar a saúde do corpo, melhor flexibilidade e postura, aumento de resistência física e imunológica, um melhor rendimento, disposição e energia. A coluna vertebral protege uma parte do sistema nervoso, que monitora, controla e regula toda a função corporal, portanto é fundamental que a coluna vertebral esteja funcionando corretamente para que o sistema nervoso possa trabalhar sem interferências.
O tratamento da osteoporose tem como objetivo preservar a massa óssea, prevenir fraturas, diminuir a dor e manter o indivíduo em atividade, dentro de certos limites, ou seja: modificar fatores de risco (tabagismo, excesso de cafeína, álcool); praticar exercícios físicos, pois favorece a absorção de cálcio pelo osso; ingerir cálcio, fósforo, vitamina C e vitamina D; medicamentos específicos.
É importante reforçar que que um idoso obtém inúmeros benefícios com o tratamento da quiropraxia, ou seja é um erro pensar o contrário.