Guia de Postura - Saúde & Coluna

Guia de Postura

Qual é a sua postura no dia a dia?

1 (3)

Uma boa postura é a posição normal da nossa coluna (posição neutra), e se define da seguinte forma:

Quando estamos de pé, vamos ter as costas eretas, ombros para trás e no mesmo nível, queixo paralelo ao chão e com uma leve contração da musculatura abdominal (vide figura ao lado).

Essa postura, segue uma linha reta da sua orelha através do seu joelho, quadril, ombro, até o pé.

Um teste interessante para avaliar a sua postura, é ficar de costas na parede com os calcanhares encostados na parede, a coluna dorsal, os ombros e a nuca apoiada na parede.

Se você não consegue obter esta postura, consulte um Quiropraxista, ele vai diagnosticar a causa dessas alterações.

É cientificamente comprovado que manter uma boa postura, evita problemas articulares e degenerativos na coluna e em todas as articulações do corpo, além de promover melhor expansão da caixa torácica aumentando em até 50% a oxigenação das células do seu organismo.

Um estudo mostrou que podemos identificar características do perfil psicológico devido a postura de uma pessoa. Uma postura correta, indica muitas vezes pessoas de perfil positivo e vencedor.

Manter as curvaturas normais da coluna faz com que as pernas sustentem melhor o corpo e a pélvis fique numa posição neutra diminuindo a pressão sob a musculatura cervical e articulações cervicais.

 

Posição para Dormir

dormindo corretamente

Cuidar da posição de dormir é um dos momentos mais importantes para a nossa coluna no dia a dia, pois durante a noite, nossa Coluna Vertebral se regenera de tudo que “maltratamos” ela durante o dia.

Os discos intervertebrais absorvem água, músculos, ligamentos e nervos intervertebrais, assim mesmo como a medula espinhal, se relaxam e distendem, permitindo a  absorção de nutrientes e oxigênio, preparando nosso sistema músculo esquelético para a sobrecarga do dia seguinte.

A melhor posição para dormir é a lateral, com as pernas flexionadas  e um travesseiro entre as pernas, com a coluna ereta e queixo elevado, o que vai permitir o melhor relaxamento da pelve e da coluna.

Dormir de bruços é extremamente errado e inadequado. A maior parte dos casos de problemas graves relacionados a coluna vertebral, são de pessoas que dormem nessa posição.

Dormir de bruços aumenta a curvatura da coluna lombar e coloca a coluna cervical em rotação, pois viramos o rosto para respirar, produzindo tensão muscular e articular, gerando processos degenerativos e dor.

 

O Colchão Correto

escolher-colchao

Estudos científicos chegaram a conclusão de que o melhor colchão para todas as idades deve ser rígido com densidade superior a 45, feito de espuma e com uma parte superior especial, chamada de “memory foam”.

Um colchão saudável para você e sua família, permite que você se deite sob o colchão e role sobre ele de um lado para outro.

Seu Quiropraxista sempre vai ser o profissional mais adequado para lhe prover toda a informação necessária.

 

O Travesseiro Correto

coluna_alinhada2-2

O travesseiro deve ser de espuma de memória “memory foam” (vulgo travesseiro da nasa) nem muito alto, nem muito baixo, para permitir que a sua coluna se mantenha alinhada, como na foto ao lado.

Um teste importante para saber se você usa um travesseiro correto, é deitado de lado imaginar uma linha reta passando por toda a sua coluna. Se você estiver com a cabeça inclinada pra baixo,  ele está muito baixo, ou se estiver para cima, muito alto.

Seu Quiropraxista sempre vai ser o profissional mais adequado para lê prover toda a informação necessária.

 

Use o computador de forma adequada

Imagem2

O uso do computador hoje em dia, é o principal fator que, segundo pesquisas científicas, fez com que a incidência de problemas de coluna Cervical ultrapassasse a incidência de problemas Lombares.

A postura correta no uso do computador é manter o monitor a aproximadamente 70cm de distância da face e ao nível dos olhos.

A cadeira deve ter espaldar (costas da cadeira) alto e com braços. É importante estar com as costas e a região lombar toda apoiada no espaldar, antebraços apoiados nos braços da cadeira, mantendo punho e mãos retos alinhados com o teclado

Seus quadris e joelhos devem fazer uma flexão de 90º e sua planta dos pés devem ficar apoiadas no chão ou em um apoio especial.

 

Como levantar peso da forma correta

postura-certa-2

A maneira correta de levantar qualquer peso é manter as costas retas, dobrar os joelhos e com os braços juntos do seu corpo, levantar o objeto, estendendo os joelhos e impulsionando o corpo para cima.

Se o objeto for muito pesado, vá por etapa porque isto vai evitar problemas na sua coluna.

Nunca dobre o corpo para apanhar algo no chão e peça ajuda sempre que necessário. Sua coluna vai agradecer!

Mochilas

mochila resolucao boaProblemas relacionados a coluna vertebral, afetam muito as crianças hoje em dia, devidos a hábitos posturais inadequados.

O ideal é que a mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança, ou seja, uma criança com peso de 40kg deve carregar no máximo 4 kg na mochila.

Outro fator importante, é observar se ele está levanto livros e pastas que realmente irá utilizar naquele dia.

Use sempre as duas alças da mochila, pois usar apenas uma pode acabar gerando escoliose. Além disso, regule a altura para a parte de baixo da mochila ficar de 5 a 10 cm acima da cintura.

Os bons hábitos de cuidado com a coluna vertebral devem ser desenvolvidos na infância, assim como, por exemplo, os hábitos de saúde bucal.

Cuidar da saúde da coluna de seu filho é extremamente importante, principalmente tratando se de crianças que estão em plena fase de crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea e muscular do corpo.

Quanto mais tempo ele passa a mochila de forma errada, mais ele se acostuma a vícios posturais, o que pode levar a problemas crônicos nas costas, pescoço ou ombro, gerando degeneração e desvios.

Por isso, leve seus filhos ao Quiropraxista desde cedo, pois a saúde dele lhe agradecera no futuro.

 

Bolsas

As bolsas femininas são grandes causadoras de problemas na coluna vertebral.

Verifique o conteúdo e tome cuidado para que o peso não fique acima de 2 kg.

Diminua o número de coisas dentro da bolsa e carregue objetos em tamanhos menores.

Quando o peso for maior, procure levar uma mochila.

Troque com frequência o lado em que se leva a bolsa para evitar dores.

Outra opção são bolsas longas e ajustáveis, cruzando ela pelo ombro em direção a cintura. Alternar o tamanho e estilo de bolsas todos os dias também ajuda na manutenção do bem estar da coluna.

 

Uso de salto alto

IMG_0128 O uso diário do salto alto pode causar problemas articulares e musculares.

O salto alto altera o centro de gravidade da Coluna e faz com que o organismo compense essa mudança, danificando o funcionamento das curvaturas normais da coluna que é um dos princípios básicos para se ter uma Coluna Vertebral saudável.

Um sintoma muito frequente para as mulheres é sentir dor na panturrilha nos momentos quando não estão usando salto.  Isso representa sintomas do uso excessivo que causam encurtamentos de músculos e tendões.

Além disso, o jeito como você caminha faz diferença.

O correto é apoiar no chão primeiro o calcanhar, depois a borda e, por último, os dedos, e não o contrário. Se você não souber andar de salto, pratique um pouco em casa para evitar lesões.

Antes de sair e depois de chegar, faça exercícios e alongamentos.

Primeiro, sentada e com uma das pernas esticadas, alongue o pé, empurrando a ponta para baixo.

Depois flexione-o, empurrando o calcanhar para fora e a ponta para cima.

Em seguida, rotacione o pé no sentido horário e anti-horário.

Por último, apoie a perna sobre a outra e, com as mãos, dobre e estique as pontas do pé.

Repita o procedimento na outra perna e, ao final, apoie as pernas em uma superfície mais alta para que fiquem elevadas e facilitem o retorno venoso.

Quando a dor estiver muito aguda durante o uso, procure jogar um pouco de água gelada para aliviar a dor e o inchaço. Se for possível, mantenha as pernas elevadas por alguns minutos.

Adesivos de silicone também ajudam a reduzir a dor, pois absorvem o impacto do peso na planta do pé.

 

Como evitar lesões no trabalho de casa

Serviços domésticos além de gastarem muita energia, causam fadiga muscular e são uma das principais causas de problemas articulares que existem.

Com uma postura adequada fazendo as atividades corretamente, as dicas para se prevenir as lesões nos serviços domésticos são:

  1. Evite curvar a coluna para a frente, sem contração dos músculos abdominais. Esta postura sobrecarrega tanto a região lombar quanto a cervical. Ao preparar os alimentos, procure manter a coluna ereta, os músculos abdominais contraídos e um dos pés apoiado em um pequeno banco.

  2. Evite curvar a coluna para frente, utilizando uma vassoura com cabo curto. Mantenha-se ereto e com os pés afastados. Observe se a altura do cabo da vassoura corresponde com a sua altura e procure não se inclinar para a frente, mantendo a postura mais ereta possível e com os pés afastados. Realize os movimentos de varrer com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna, no caso de limpeza abaixo de móveis, use um banco bem baixo para sentar ou fique agachado, mantendo a contração dos músculos abdominais.

  3. Evite elevar muito os braços segurando as roupas para alcançar o varal, pois este movimento sobrecarrega a região cervical da coluna e procure colocar o varal em uma altura compatível com a sua, acessível aos seus braços, de modo que suas mãos não ultrapassem a altura dos ombros.

 

Uso de smartphones

download (1)

Com a tecnologia e a ciência continuando a desenvolver, cada vez mais surgem coisas como smartphones e computadores pessoais, tornando a vida das pessoas mais conveniente.

No entanto, como resultado, os nossos corpos estão mudando.

A “Síndrome do pescoço pra frente” ou “pescoço de tartaruga”, que ocorre quando olhamos uma pessoa lateralmente e vemos que sua cabeça está mais afrente dos ombros, é uma nova patologia que esta diretamente associada ao uso de celulares, tablets e computadores de forma excessiva e acima de tudo em uma ma posição.

O centro de gravidade da cabeça deve ser perpendicular à coluna cervical e passar entre as duas primeiras vértebras e as duas últimas.

Quais são as dores associadas a Síndrome do pescoço pra frente?

O sintoma mais comum é a dor muscular e cansaço freqüente na área afetada que resultam em fadiga frequente dos ombros e pescoço ou dor nas costas e nos ombros.

Quando essa dor surge e permanece sem tratamento por um longo tempo pode resultar em dores de cabeça, visão turva ou lesões oculares. Além disso, esta síndrome pode resultar na diminuição da concentração e memória podendo ser mal interpretado nos idosos como demência.

 

Quais são as formas de corrigir a síndrome de postura do pescoço para a frente?

criança e computador

Você deve se abster de utilizar smartphones por longos períodos de tempo.

Mesmo se você tentar manter uma posição reta, seu braço vem para baixo naturalmente causando tensão na musculatura cervical. Reduzir o uso, é a melhor maneira de prevenir este problema.

A pior postura para o usuário de tablet é quando ele segura o dispositivo em seu colo, uma vez que obriga a flexionar o pescoço de forma significativa.

Em vez disso, pesquisadores recomendaram aos usuários de tablet eleva seus dispositivos para que seus pescoços fiquem em uma posição mais neutra.

É importante que o usuário também tente apoiar o tablet sobre um suporte em uma mesa e conecte um teclado separado para o dispositivo durante a digitação para evitar futuras dores.

Seu quiropraxista pode ajudar a prevenir e tratar a dor relacionada ao uso frequente da tecnologia.

A Quiropraxia é um método comprovado de tratamento de costas, ombros e pescoço. Fale com o seu quiroprático sobre maneiras que você pode desfrutar dos benefícios da tecnologia, sem os efeitos nocivos para a saúde.

Main menu
Top